FATORES QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO EM GEOGRAFIA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE 5ª SÉRIE (6º ANO) DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA - PARÁ



RESUMO

No presente estudo investigou-se fatores que interferem na aprendizagem de geografia e que se relacionam ao desempenho dos alunos da 5ª série (6º ano), destacando causas desses fatores que dificultam o processo ensino aprendizagem em geografia, considerando que há grande desinteresse por parte dos alunos acarretando um acentuado índice de abandono, reprovação e repetência nessa disciplina. O trabalho foi realizado na escola estadual José Luiz Cláudio no município de São Domingos do Araguaia ? PA, através de um estudo de caso, tendo sido aplicado primeiramente questionários com alunos de três turmas de 5ª série (6º ano) do ensino fundamental no ano de 2009 perfazendo um total de 63 informantes da escola pesquisada. A partir dos resultados do questionário foram colhidos seis alunos para uma entrevista, tratando-se de alunos que já foram reprovados na disciplina e que diziam não gostar da mesma. Dados sobre as dificuldades para aprendizagem em geografia foram colhidos ainda na entrevista, sendo gravado em áudio e transcrito para fundamentar melhor o trabalho. Com as análises foram identificados vários fatores que ocasionaram as dificuldades, tais como: a falta de acompanhamento da família durante os estudos do aluno, o desinteresse do aluno, formação do professor que ministra a disciplina, o aluno não preparado para 5ª série, dentre outros que será manifestada durante as analise. Os dados obtidos e sua abordagem permitem uma introdução sobre o caso, mas acredita-se que há muito a pensar sobre como reverter os fatores que interferem junto à educação geográfica para que a disciplina não seja mais um obstáculo do aluno.

Palavras-chave ? Pesquisa, análise, dificuldade de aprendizagem, desempenho.

INTRODUÇÃO

Sabendo que o contexto social no qual a pessoa está inserida influi fortemente em seu modo de pensar e de agir em seus interesses e necessidades e na hierarquização de seus valores. Basta lembrar de tal influência para compreender por quais razões uma pessoa interpreta diferentemente um mesmo fato ou situação.
Diante disso, vale ressaltar que escolhi esse tema, por trabalhar com a disciplina geografia na 5ª série (6º ano) há quatro anos, com diferentes níveis de idade e aprendizagem, onde pude observar a grande dificuldade que alguns alunos sentem no processo de aprendizagem da geografia, e também por muitas vezes ouvir alunos reclamarem sobre a disciplina.

Assim foi posposto esse estudo, cujo objetivo principal foi investigar as principais causas e fatores que dificultam o ensino-aprendizagem dessa disciplina que tem favorecido uma taxa considerada de abandono e reprovação, fato que ficou evidenciado no questionário e entrevista envolvendo a problemática, percebe-se um grande desafio para proporcionar aos alunos uma melhor aprendizagem em geografia.
O projeto foi desenvolvido através de um estudo de caso com os alunos de três turmas de 5ª série da Escola José Luiz Cláudio, localizada no município de São Domingos do Araguaia, e ocorreu em duas etapas.

Na primeira foi feito um questionário para colher dados relacionados às dificuldades enfrentadas por alguns alunos no processo ensino aprendizagem de geografia. Na Segunda etapa escolhi seis alunos das três turmas que mais se detectou problemas, para uma entrevista gravada mais aprofundada, para melhor entendimento dos problemas que interferem na aprendizagem da disciplina. Diante disso, foram evidenciados vários problemas que serão explorados no decorrer do estudo.
Esse trabalho está organizado em três capítulos: sendo que o primeiro faz uma abordagem sobre o ensino de geografia, fazendo uma trajetória sobre sua evolução, como foi introduzida no Brasil; a influência da Geografia Francesa no ensino brasileiro e a renovação da geografia escolar no Brasil, que foi fundamental para consolidação da mesma.

O segundo capítulo aborda como está sendo o ensino da geografia hoje, e suas principais características nas escolas atuais, caracterizando também as dificuldades neste e o que deve ser feito para ter um ensino de qualidade e tornar a geografia mais útil na construção do conhecimento.

No terceiro capítulo e último, caracteriza-se a problemática da pesquisa tendo em vista o seu objetivo, analisando os sujeitos característicos do local no qual foi realizada a pesquisa. Apresentam-se as principais causas que vem afetando na aprendizagem da geografia. Apresentando também algumas sugestões de atividades para serem trabalhadas com alunos de 5ª série (6º ano) não deixando de reforçar a formação do professor como principal fator de mudanças para melhorar o desenvolvimento da disciplina.

Download do artigo
Autor: Antonio Félix Da Silva


Artigos Relacionados


A Formação Do Professor E As Dificuldades Do Ensino De Geografia No Ensino Médio Na Escola Estadual Santa Elvira-juscimeira-mt.

A ImportÂncia Da EducaÇÃo Ambiental No Ensino Da Geografia

A Linguagem Cartográfica Nas Aulas De Geografia

As Dificuldades Que Os Alunos Do Ensino MÉdio Da Cidade De SÃo Domingos Do Araguaia-pa, Enfrentam Para Diferenciar O Ensino De Geografia Do Ensino De HistÓria

O Futebol Um Auxiliar Da Geografia Da Escola Manoel De Paula Menezes Lima / Lagarto-se.

A Percepção Dos Professores Sobre A Indisciplina Escolar: Um Olhar Sobre O Comportamento Infantil

O Ensino Da Geometria Em Escolas Estaduais E Municipais .