Twitter na comunicação e na mídia televisiva



Resumo
Este artigo tem o objetivo inicial discutir questões pertinentes ao uso e difusão da ferramenta denominada Twitter. Para isso, pretende-se abordar especificidades da utilização da ferramenta para fins de instrumento de comunicação amplamente difundido, apropriação e produção de informações, a partir de revisão bibliográfica e de apresentação de exemplos jornalísticos. A potencialidade dessa ferramenta, as sua limitações e sua atual abrangência associada a expansiva utilização da internet merecem destaque e carecem de estudos aprofundados.
Introdução
Com a evolução da Tecnologia da informação e a expansão da utilização da internet, ocorreu a proliferação de ferramentas e suportes com a finalidade de troca de dados e informações entre seu usuários. Segundo Gabriela da Silva Zago (2009) " O modelo de comunicação para todos da web trás a possibilidade que ao menos em tese, qualquer pessoa possa produzir e publicar conteúdo na rede". Neste contexto a ferramenta Twitter e seu aspecto inovador funciona como agente facilitador no fluxo de informações entre usuários, facilitando não só o dia a dia de pessoas comuns, como também de empresas e outros veículos de comunicação por todo mundo, sendo utilizado de maneiras que nem o próprio criador da ferramenta ou site havia previsto antes. Empresas de comunicação atualmente traçam seus perfis utilizando estes avanços tecnológicos, gerando um maior controle do conhecimento e promovendo a gestão do conhecimento.
Baseado neste contexto, este trabalho tem por objetivo traçar considerações sobre o Twitter como um grande aliado na coletas de informações e fórum de discussão sobre os novos produtos, serviços, melhorias ou reclamações, podendo evidenciar a resposta para os questionamentos individuais de cidadãos comuns ou de grandes empresas atuantes no mercado mundial. A ferramenta Twitter pode propiciar uma inovação com a sua simples utilização pois dentro do mesmo, usualmente é criada uma sala de discussão pelos interessados no produto ou na inovação, onde serão apontados as qualidades, defeitos e melhorias possíveis a serem feitas, e o melhor de tudo é que esta parte que antes era gasto muito dinheiro com testes, será feita pelos usuários finais, o que reduzirá insatisfação dos próprios, tornando a aceitação do produto maior, se suas vontades e sugestões forem aceitas ao Maximo .
É identificada como uma das principais vantagens da inovação a constante atualização do serviço, capaz de se adaptar ao meio que será usado e ao perfil do usuário final e suas vontades. Assim, essa ferramenta tornou-se de grande valia, tendo em vista sua capacidade de modificação e atualização constante, além da possibilidade de atingir grandes massas num curto espaço de tempo .Em nível empresarial este recurso poderá ser utilizado na troca de informações individuais ou em grupo que necessitem constância e velocidade na troca de informações. Sendo este também um dos objetivos deste trabalho.
O processo contínuo de inovação depende da criação e da renovação das vantagens competitivas por parte das empresas, levando-as a diferenciação entre as demais, por exemplo, custo e preço mais baixo, melhor qualidade, menor lead-time e maior habilidade de servir a clientela, entre outras (PORTER, 2004). Nesse âmbito o Twitter se revela como ferramenta ideal para o processo de otimização do fluxo de informações no mundo empresarial, tendo em vista a sua capacidade de proliferação, difusão,aperfeiçoamento e fácil aceitação de seus usuários.
Motivação
A idéia surgiu da necessidade, hoje dia 06 de abril de 2010, após chuvas torrenciais que ocorreram no rio de janeiro, o Twitter mostrou-se não só uma ferramenta de comunicação virtual , mas também de suma importância publica, promovendo a gestão do conhecimento, capaz de solucionar problemas de maneira mais fácil , barata e eficaz do que os métodos convencionais, certamente os usuários da ferramenta propagaram a noticia que foram salvos porque puderam ler no Twitter que determinado caminho estava intransitável, e que outro caminho estava livre , e onde ocorriam outros problemas urbanos como arrastões e assaltos, comemorando o feito e dedicando sua felicidade e salvação ao twitter, porém com certeza após isto tudo os fatos devem modificar os pensamentos que não usava a ferramenta e não foi salvo e acabaram ficando 12h parados em um caminho sendo que havia outro livre que reduziria o tempo do trajeto ou tornaria o caminho mais seguro.

Definição de Twitter
Criado em março de 2006, o Twitter deveria ser como uma rede social, capaz de estimular a curiosidade sobre a vida alheia. Isso porque o site propõe que seus usuários escrevam o que estão realizando no momento com até 140 caracteres . Os responsáveis pela página reconhecem a vasta oferta de ferramentas de comunicação, mas defendem que seu serviço é diferente dos demais, diferente do email quanto ao acesso, o tamanho e a necessidade da informação transmitida, não seria comum uma pessoa enviar um email para um amigo comentando estar tomando café ou dormindo.
Com a popularização do Twitter, seus usuários buscam ir além de postar textos no site. Eles querem fazer atualizações via celular, divulgar dados do Twitter em seus blogs, integrar o serviço à rede social Face book, trocar imagens de fundo e importar notícias para esse site, por exemplo.

Como utilizar o Twitter
Primeiro é necessário acessar a internet, entra no site twitter.com , preencher um formulário, criando um login (usuário) de acesso e uma senha, dentro do site, que é escrito em inglês.Em seguida estará uma pergunta; "O que você esta fazendo agora?", com um espaço para sua resposta em até 140 caracteres, basicamente é para isso que o twitter foi criado, para que seus usuários contassem suas vidas a cada momento, porem o twitter hoje possui outras funções e ferramentas, seguindo o passo a passo a etapa seguinte é clicar em "Find & Follow" e começar a colecionar contatos, o que torna possível adicionar também para conta pessoal do email e caso deseje acompanhar, clique em "follow". Assim, todas as atualizações feitas por esse usuário aparecerão automaticamente em sua própria página
Diferente de quando se faz o cadastro no site, para atualização do Twitter não é necessário login no site pode-se atualizar o Twitter pelo celular através de SMS ou torpedo, outras maneiras de atualização mas sem entrar no site oficial do serviço, é com o uso de comunicadores instantâneos. Porem este uso é restrito para usuários do GTalk, Jabber
Inovação na comunicação
O Twitter conseguiu realizar em janeiro de 2010 a primeira conexão e acesso pessoal à Internet de origem espacial. O astronauta Timothy Creamer, escreveu "Hello Twitterverse" no serviço de microblogging, através do endereço do Twitter http://twitter.com/astro_tj.
Outro ponto que se destacou na mídia foi o uso do Twitter durante as manifestações políticas ocorridas num pais da Eurpoda Ocidental, em reação ao resultado obtido nas eleições legislativas no ínicio de 2009, outra participação na politica foi a participação no debate político e na movimentação da oposição durante as eleições presidenciais no Irã em 2009. Uma grande ajuda da ferramenta foi durante o apagão elétrico de 2009, as primeiras informações das regiões atingidas pelo blecaute foi fornecida através dos usuários do Twitter, através de postagens via celular, e lida por emissoras de rádio que faziam plantão naquele momento
No artigo publicado em 14 de abril de 2009, no The New York Times, a jornalista Claire Cain Miller afirmou que a utilidade mais produtiva do Twitter tem sido para aquelas empresas que desejam ouvir os clientes e oferecer reações imediatas às opiniões deles. A Dell, por exemplo, percebeu que os clientes estavam reclamando de que o apóstrofo e as teclas de retorno estavam próximas demais no laptop Dell Mini 9. O problema foi reparado. Na Starbucks, os clientes costumavam reclamar deixando notas em uma caixa de sugestões. Agora, eles podem também enviar a reclamações ou sugestões via Twitter.
O modo e a qualidade das inovações tecnológicas fazem com que a mídia volte suas atenções para o fato, e esta atitude gera a grande visibilidade que o Twitter possui no momento as suas atualizações o transformaram numa ferramenta altamente adaptável o que fez com que se difundisse por quase todas a s classes sociais de maneira a atingir mais de 70% dos lares brasileiros e grande parte da mídia televisiva, gerando grande euforia por parte do mercado consumidor e uma influência positiva sobre o fato dos meios de comunicação tradicionais também aderirem ao Twitter.
A pesquisa e o desenvolvimento do processo de inovação tecnológica tornaram-se realizáveis não apenas pelo criador , mas sim por grande parte dos seus usuários finais,este fato torna qualquer pessoa capaz de inovar no Twitter, através da personalização da ferramenta, este fato contribuiu para o desejo de utilizar cada vez mais e conhecer a fundo todas suas ferramentas internas e sua capacidade de modificação, porem grande parte dos problemas também surgem por isso, tendo em vista que o uso e as inovações são realizados pelo usuário final e no Brasil não existe regras, leis ou controle sobre o uso da rede virtual ou internet, este fato pode gerar o uso indevido da ferramenta transformando o Twitter em mais um artifício para o qual não foi projetado, porem este artifício pode prejudicar a população e inibir as suas atualizações futuras

Crescimento do números de usuários no Brasil e no mundo
Hoje como muito especialistas da área nunca previram, mais uma inovação tecnológica toma conta de todo país, depois do boom do Orkut (site de relacionamento), chegou ao Brasil, o Twitter e como no caso do Orkut tornou -se uma ferramenta não só de integração entre pessoas simples de objetivos modestos, como também de empresas e 99% da rede televisiva brasileira.
É comum, nos dias de hoje, ver em todo término de programa televisivo, o seguinte aviso: entre no nosso site ou nos acompanhe pelo Twitter, muitos ainda não usam ou conhecem, mas todos já estão ouvindo falar.
Ficou fácil perceber que o email e os sites estão perdendo força frente ao Twitter, dada a popularidade, comunicação, integração, diversão, informação e a oportunidade de ser ouvido, isto tudo em um só lugar e de graça, uma vez que, um simples site de relacionamento se tornou uma ferramenta de marketing, um jornal e hoje uma ferramenta de ajuda para a resolução ou tentativa de resolução dos problemas da população.

Exemplos de novas utilidades do Twitter

Como exemplo podemos citar: Após a chuva catastrófica que ocorreu no Rio de Janeiro, onde toda população se viu perdida e ilhada, que itens de comunicação se mostraram eficientes, como o radio e o Twitter, pois foi através de ambos que a população perdida pode se orientar e se comunicar, imagine se em vez do Twitter cada pessoa que estivesse ilhada fosse avisar a todos que conhece pelo telefone, o caminho a não ser seguido, imagine o tempo e dinheiro gasto, porém postando no Twitter a frase: "estrada Grajaú - Jacarepaguá interditada", quantas pessoas foram avisadas ao mesmo tempo, quantas noticias deste tipo provavelmente salvaram vidas ou pelo menos economizaram tempo neste dia catastrófico.
Outro exemplos que estão chamando a atenção é ver jornalistas de renome e programas televisivos de todas categorias estarem usando o Twitter não só como ferramenta de marketing, mas também como uma forma alternativa de transmitir a informação que desejam passar, seja ela jornalística ou sobre a própria programação da televisão.
Hoje celebridades mantém seus fãs por desinformados de qualquer coisa que estejam realizando, atraindo assim atenção do publico e da mídia,
O Brasil tornou-se o grande propagador das ferramentas de relacionamento virtual do mundo sendo o maior utilizador não só do Twitter como do Orkut, estas duas ferramentas não eram tão grandiosas até chegarem ao Brasil, porém ao chegarem aqui tomaram proporções jamais vistas, um exemplo é a versão em português do Orkut, e em pouco tempo e o lançamento do Twitter em português mostra que os fabricantes e detentores de patentes perceberam que aqui o produto dele cresce, e melhor que isso, como em casos do uso da tecnologia ,o uso continuo e explorador é o que mais aprimora o produto, como a Microsoft que se aprimora através de usuários.
O Twitter também se tornou uma ferramenta democrática, capaz de vencer barreiras de repressão e ditaduras militares, que através de suas forças promovem a censura de informações que até hoje é a melhor maneira de se manter uma população dominada, que é através da desinformação,um bom exemplo deste fato foi fim da desinformação gerada por Hugo chaves (presidente da Venezuela), que com ditadura militar proibiu qualquer meio de comunicação de passar a população os erros de seu governo, e expulsando do país como traidores os verdadeiros patriotas, os formadores de opinião venezuelanos, porem essa censura chegou ao fim graças ao Twitter todos estes formadores de opinião possuem seu jornal particular capaz de atingir cada canto do pais levando a sua verdade, a todos que sobre ela queiram saber e hoje é o único modo de se transmitir qualquer tipo de informação contraria ao governo, no estado que se encontra a imprensa venezuelana.
Dia 13 de março o Ibope Nielsen online registrou o crescimento do Twitter um pulo de 344 mil usuários residenciais para 677 mil, somente comparando o mês de fevereiro e março, este fato revela uma taxa de 96.8 % estes dados foram obtidos pelo IDG Now.

Em relação ao Brasil, a participação de usuários de Twitter dobrou no período de fevereiro de 2010 a março de 2010: passando de 1,4% em fevereiro, quando foram registrados 24,8 milhões de internautas, para 2,8% em março,
De acordo com o analista José Calazans, o crescimento no número de usuários ainda não é real, pois nem todas as visitas são realizadas por pessoas cadastradas no site.
O ibope Nielsen Online cita o crescimento de acessos como uma resultante da grande repercussão que o Twitter vem tendo devido ao uso do mesmo nas campanhas presidenciais e divulgação feita por sites particulares, alem de grande parte dos programas televisivos utilizarem deste recurso como mais um meio de interação com o telespectador.

Calazans afirma que ao contrario do ano de 2008 , onde a propaganda sobre Twitter era feita de forma spam , através do site orkut.com, atualmente a procura deve ?se ao maior interesse da população pelo uso do serviço indicando um constante avanço.

Demograficamente, o Twitter mostra-se predominantemente masculino composto por aproximadamente 2/3 de homens em todas as faixas etárias..Dentre as faixas etárias a predominante é a com idade compreendida entre 35 e 49 anos seguida da faixa etária 18 e 24 anos.
Recentes pesquisas divulgam que o uso do Twitter sofreu acréscimo de aproximadamente 700%,dados evidenciados pela ComScore atingindo cerca de 9 milhões de usuários no ano de 2009

Jornalismo na Internet
De acordo com Melo (2004) o jornalismo pode ser entendido como a produção, a transmissão de textos noticiosos, baseados na idéia de atualidade que interessam a um determinado grupo de pessoas, difundidos periodicamente a partir de um determinado suporte. No contexto dos aplicativos utilizados para a disseminação das informações noticiosas, os que são via web detem uma particularidade, ocorre, em via de regra a troca de informações entre o transmissor e o receptor da informação, gerando um fluxo intermitente propiciador e facilitador da gestão do conhecimento.
Com base em novos parâmetros de competição a industria jornalística nacional busca novas maneiras de levar o seu conteúdo para os seus leitores. O Twitter funciona como uma nova possibilidade de se atingir o público alvo com custos altamente reduzidos e resultados relevantes. Em contrapartida as informações privilegiadas sobre determinados assuntos passam a não mais serem possuidores dos grandes meios de comunicações tradicionaisUm exemplo simples mais que ressalta de forma clara este fato é a noticia que o jogador de futebol da seleção brasileira anunciou em seu Twitter antes de qualquer outro meio de comunicação a noticia da sua possível saída do Chelsea (time inglês), mesmo antes de meras especulações em qualquer outro meio tradicional de comunicação.
Atualmente, como muitos especialistas da área do jornalismo nunca previram o Twitter passou a figurar como meio de comunicação representativo para o ramo jornalístico, tanto como nova ferramenta de acesso ao leitor quanto a agente dificultador do processo de obtenção privilegiadas. Surgiu também um novo formato de realizar jornalismo onde leitor participa do processo muitas vezes como agente noticiador.veja nos gráficos
Criação, evolução e mutação do uso
Devido ao grande crescimento da ferramenta e ao seu uso de maneiras para qual não foi projetado, hoje esta ferramenta torna-se inovadora , não só ao que se deve ao tempo ou a criatividade, mas sim a falta de conhecimento de todos sobre até onde ela é capaz de chegar, ou como será usada daqui a meses, devido a mudança constante de todas as ferramentas que se relacionam com a internet. Tal fato gera a desinformação, partindo do ponto que não se chega a um consenso sobre qual sua verdadeira função tanto como ferramenta de marketing , como site de relacionamento pessoal, seguindo tendências ou citações a proximidade com a data atual é de extrema importância , caso contrario existe a grande possibilidade de estar acreditando em algo obsoleto e ultrapassado, o que também torna o Twitter importante e interessante, que é sua mutação e evolução continua, capaz de ser citado por muitos usuários , como imprevisível e incontrolável, para o bem e para o mal, exemplo deste fato é o uso do site por jovens com a finalidade de burlar as regras de transito brasileiras, acessando o site e obtendo nele a informação de onde estão posicionadas as barreiras policiais realizadas para evitar que motoristas transitem em seus carros após o consumo de bebidas alcoólicas, e com isso não só burlam as leis de transito como também põe em risco a vida de terceiros.
Fato recentes e curiosidades
Fatos ocorridos recentemente mostram na verdade a atual importância e dimensão do quão grande o Twitter pode se tornar, situações como a do ator americano Jim Carey , que antes mesmo de assinar sua separação matrimonial oficialmente, escrever no Twitter sobre sua decisão, e isso ocorreu antes mesmo de qualquer fonte jornalística estivesse comentando sobre tal possibilidade nem mesmo as fontes e revistas de ética duvidosa, o que já impressiona devido a velocidade da informação e sua abrangência, outro fato curioso pode ser citado que é o fato do então candidato Barack Obama fazer do Twitter uma de suas bases de campanha e assim ser o primeiro candidato eleito a usar tal ferramenta, pulando a parte de curiosidades pode se citar a utilização do Twitter como ferramenta de utilidade pública , como exemplo deste fato pode se citar o incêndio nos EUA que através do Twitter pode avisar toda população em velocidade capaz de salvar vidas e minimizar os danos as pessoas que precisavam serem evacuadas do local do incêndio.Nos casos jornalísticos e televisivos é comum ver o espanto ao ver o jornalista apresentador do jornal nacional ser eleito o melhor Twitter em relação a conteúdo e informação, o Twitter brasileiro com maior numero de seguidores ser o do apresentador Luciano Hulk ,e o fato de quase todos os programas possuírem Twitter para maior integração com os telespectadores isso demostra o poder de interação com o publico que torna o programa mais atrativo uma vez que ele pode absorver todas as idéias do publico e se aproximar do resultado final que o publico esta esperando;Já um motivo mais serio da necessidade da implantação do Twitter como ferramenta de utilidades publica foi o fato de esta ferramenta ter salvo dezenas de vidas durante o temporal ocorrido recentemente em abril de 2010 no Rio de Janeiro, sendo utilizada como referencia e guia para os caminhos a serem percorrido na volta para casa das pessoas , já que grande parte do estado encontrava- se alagada, sem luz e sendo saqueada , o Twitter pode mostrar os melhores caminhos e as melhores alternativas para todos aqueles que encontravam -se em situações desfavoráveis , diminuindo as perdas e o risco que as pessoas corriam na volta para suas casas sem saber por qual caminho era mais seguro.

Conclusão
Ao fim das comparações, o Twitter mostrou-se inovador com simplicidade, capaz de agilizar processos e reduzir custo, mostro-se também eficiente em relação a velocidade de informar e capacidade de difundir conteúdo propagando a gestão do conhecimento, já no meio televisivo mostrou-se uma alternativa para interação com o publico, canal de comunicação direta com telespectador e um forte elemento para captação de idéias proporcionando aos programas televisivos a facilidade de saber o que aproximadamente o que o telespectador deseja ou espera , já que através do Twitter o telespectador pode pedir melhorias no programa fazer reclamações e sugerir novas idéias e a maior vantagem neste método e a gratuidade na forma que todas as idéias são fornecidas, aumentando o numero de idéias sobre melhorias no programa, aproximando os resultados destas idéias da verdadeira vontade do publico alvo e sem aumentar os gastos; Em relação a ações de cidadania ao Twitter pode ser utilizado como meio de divulgação de campanhas sociais e também como grande transmissor de fatos não previstos, tais como: Calamidades ou desastres em tempo real, podendo orientar a população em caso de algum tipo de tragédia, capaz de evitar danos maiores a população, mesmo que evitar não seja possível o Twitter mostra ?se plenamente capaz de reduzir os efeitos nocivos.um grande exemplo foi o desaltere ocorrido em abril de 2010 no rio de Janeiro onde um temporal devastou a cidade e através do Twitter, foi capaz de orientar a população usuária do mesmo na volta para casa na maior segurança possível.

Autor: Filipe Meirelles


Artigos Relacionados


Como Enviar Foto Para O Twitter Via Torpedos Sms

"twitter: Fronteira Aberta Para O Mercado Publicitário"

Twitter: Saiba A Razão Da Sua Existência E Suas Aplicabilidades

Conhecendo Um Pouco Sobre O Twitter.

Ação De Marketing Ecológico Da Vivo

Como As Mídias Sociais Auxiliam O Trabalho Das Assessorias De Imprensa

Você Está Fazendo Uso Do Twitter Para Conduzir Mais Tráfego Para Seu Site?