Injustiça Social



A concentração de renda é a principal causa da injustiça social existente no Brasil. Enquanto uma minoria da população tem acesso a todos os bens que desejam, sejam eles necessários para sua sobrevivência ou não, a outra parte da população mal tem condições para se alimentar decentemente.
Cristovam Buarque, em seu livro ?Os Instrangeiros?, dá um exemplo de como a injustiça social o afetou quando criança. Em seu artigo ?Presente de Natal?, o autor nos mostra a realidade da desigualdade vista com outros olhos. A questão abordada é que enquanto ele, que pertencia a uma família de classe média, ganhava bons presentes no natal, seus amigos que eram de classes menos favorecidas não recebiam nada. Desde cedo percebeu, como cita em seu livro, a injustiça na generosidade do Papai Noel para os ricos e sua insensibilidade diante da escassez da alegria das crianças pobres. O autor nos faz abrir os olhos para o mundo, para o egoísmo não só do governo, mas de nós mesmos, nos mostra que a mudança deve começar pela percepção da injustiça e que a culpa pela desigualdade dos presentes não é do Papai Noel e sim, de quem fez o mundo desigual, ou seja, os adultos, e conclui: ?É também para melhorar a vida de cada criança rica do Brasil que precisamos garantir que não haja pobreza para nenhuma criança brasileira.? (Cristovam Buarque, Os Instrangeiros, pág. 17)
A gravidade do caso se atenua quando constatamos que o caso dos presentes de natal é apenas uma forma que o autor encontrou de amenizar o impacto que a injustiça social exerce no nosso cotidiano. A pior forma de injustiça social não está nos presentes, mas sim, na fome e na miséria que assola sem piedade nosso país. É de se espantar o fato de que em uma sociedade civilizada ainda há pessoas morrendo de fome. O ato de alimentar-se que é uma rotina que passa batida pra uns, para outros é uma luta diária e ininterrupta que só terá fim quando a população conseguir enxergar a desigualdade, primeiramente, nos presentes de natal e mais adiante da sociedade como um todo.
Autor: Priscila Morales Anastácio


Artigos Relacionados


O Despertar Da Consciência Social!

Sociedade De Iguais Desiguais

O Verdadeiro Presente De Natal

Presente De Natal, De Cristovam Buarque: Uma Reflexão

Desigualdade No Brasil

Carta A Papai Noel

Feliz Natal