A ESCRITA E O FRACASSO ESCOLAR
RESUMO
O presente artigo trata das dificuldades de aprendizagem na aquisição da escrita que culminam no fracasso escolar. O objetivo é refletir sobre as causas presentes na escola que dificultam o aprendizado da escrita. Bem, como apresentar aos professores apoio teórico que robusteça a prática pedagógica, gerando, assim uma ação respeitando o ritmo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, perceber a escrita como imprescindível para o exercício da cidadania e que sua atividade regular fixa comunicação com o mundo, fazendo o indivíduo que a utiliza um agente de conhecimentos. A reflexão tem como base teórica os trabalhos de Vygotsky, Piaget, Ferreiro.
Palavras- chave: Escola. Escrita. Dificuldades de Aprendizagem. Fracasso Escolar.
INTRODUÇÃO
No decorrer dos anos, a educação procura desenvolver no aluno competências da escrita. Essa aquisição é fundamental para vivermos num contexto onde o acesso às informações, saberes é cada vez mais rápido; e nossa participação como cidadãos, mais exigente.
No entanto, a aprendizagem da escrita é um processo complexo que contempla diferentes sistemas e habilidades como: cognitivas, motoras, linguísticas e perceptuais. Assim, quando mais o professor conhece sobre como se dá o processo de aquisição da escrita e quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos para absorvê-la, mais condições o professor terá para orquestrar de forma produtiva e agradável o processo de aprendizagem.
O presente trabalho, nesse contexto procura refletir acerca das dificuldades na aquisição da escrita que geram o fracasso escolar. Para isso, é mister conhecer quais as razões mas recorrentes dessas dificuldades presentes no contexto da aprendizagem escolar, favorecendo o estabelecimento de uma nova estrutura educacional voltada integralmente ao aprendizado de todos os alunos da instituição escolar.
A análise trata de indicar as diferentes causas como sendo responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem da escola, bem como, propiciar uma fundamentação teórica acerca do que são dificuldades de aprendizagem que rumam para o fracasso escolar e qual o papel da escola e do professor nesse processo.
O artigo baseia-se numa pesquisa de revisão bibliográfica, buscando fundamentação em teóricos que tratam da aquisição da escrita. A relevância do tema reside na possibilidade de um diagnóstico preciso que contribuirá sensivelmente para amenização do problema do fracasso escolar.
Autor: Thenille Ramos
Artigos Relacionados
Avaliação Da Aprendizagem Escolar Abordando Leitura E Escrita
Dislexia E O Fracasso Escolar
Dificuldades De Aprendizagem: Causadores Das Dificuldades De Aprendizagem Em Crianças Na Escola
Influência Da Leitura Na Escrita
A Dislexia No Processo De Aprendizagem E Os Erros
As Dificuldades De Aprendizagem E A Necessidade De Adaptações Do Currículo Escolar
Estilos De Aprendizagem: Uma IntervenÇÃo PedagÓgica Na Conquista Da AlfabetizaÇÃo E Letramento