Funções da Linguagem



FUNÇÕES DA LINGUAGEM

SABRINA DE MIRANDA

RESUMO


Para a compreensão do processo de comunicação, é necessário o uso de recursos que dão ênfase ao que o emissor deseja transmitir para que a mensagem venha a ser compreendida por quem a recebe. Os fatores que sustentam o modelo de comunicação são; emissor, receptor, canal, código, referente e mensagem. Junto com os elementos da comunicação citado anteriormente temos a geração e interelação dos variados diálogos das funções.Ex;Função referencial ou denotativa, emotiva ou expressiva, fática, conativa ou apelativa, poética e metalingüística.


Palavras chave: Emissor. Receptor. Canal.

ABSTRACT


For the understanding of the process of communication is necessary to make use of ways who give emphasis whose the emitter wants to send to the massage can be understanding better. The reasons to the communications are; emitter, receiver, channel, code, referent and massage. Because those elements of communication, several dialogues like; referential function or denotative, emotive or expressive, connotative or appellative and poetics.


Key word: Emitter. Receiver. Channel.


INTRODUÇÃO

Atualmente sabe-se que todo texto apresenta varias possibilidades de leitura e que cada individuo interpreta de forma diferente. Autores como Karl Buhuer apresenta os primeiros modelos de forma triádica mostrando três fatores básicos, que são conhecidos como; destinador, o destinatário e o contexto. E Jackbson, para completar o modelo amplia para seis as funções da linguagem que são conhecidas como:
Função referencial ou denotativa, função emotiva ou expressiva, função fática, função conativa, função poética e função metalingüística.
Mediante ao enquadramento correto de varias funções numa mesma mensagem é necessário lembrar que qualquer processo comunicativo é centrado nesses elementos, para poder entender a verdadeira mensagem.
A importância é direcionar os leitores a compreender do que se trata a mensagem e qual sua finalidade diante do contexto educacional e pretende levar o conhecimento especifico a todas as pessoas interessadas em busca da ciência.

1 FUNÇÕES DA LINGUAGEM

O estudo sobre as funções da linguagem, requer lembrar que todo processo comunicativo é relacionado a esses elementos para poder ser compreendida a verdadeira mensagem. De acordo com Chalhub (1990, p.9)

"Numa mesma mensagem [...] Varias funções podem ocorrer, uma vez que, atualizando corretamente possibilidades de uso do código, entrecruzam-se diferente nível de linguagem, A emissão, que organiza os sinais físicos em forma de mensagem, colocará ênfase em uma das funções ? e as demais dialogarão em subsidio [...]?.

Se utilizarmos de forma correta o uso dos códigos na mesma mensagem. Pode-se utilizar varias funções.
As funções da linguagem são conhecidas como:

1.1 FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA:

É aquela direcionada no referente mostrando a realidade exterior. E seu objetivo principal é dar informação ao receptor.
A mesma é usada geralmente em textos científicos, jornalísticos, etc..



1.2. FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA.

É aquela direcionada ao emissor, mostrando sua emoção. E aparece na primeira pessoa do singular.
É usada em cartas pessoais, trabalhos críticos, poesia lírica, letras de musicas sentimentais.
1.3 FUNÇÃO FATICA.

É aquela direcionada ao canal, e tem como finalidade prolongar o contato com o receptor, usando frases feitas, interjeições, repetições, lugar comum, etc.
1.4. FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA.

: É aquela direcionada ao receptor influenciando em seu comportamento através de apelos ou ordem. É comum o uso de verbos no imperativo e vocativo. É usado em textos propagandistas, discurso eleitoral, etc.

1.5. FUNÇÃO POÉTICA.

É aquela direcionada na mensagem mostrando recursos citados pelo emissor ressaltando sua importância e seu método especial de organização. Usadas em figuras de linguagem, seleção e arrumação de palavras, efeitos sonoros.
Utilizada principalmente em textos literários.
1.6. FUNÇÃO METALINGUISTICA.

É aquela que usa o código para explicar o próprio código, utilizando a linguagem para falar da linguagem traduz uma mensagem verbal ou não- verbal (cinema, pintura, escultura, propaganda). Todas as expressões com intenção explicativa fazem parte dessa função. Podemos dizer, que qualquer dicionário são metalingüísticos.
Usado em qualquer tipo de texto para explicar e dar conceito do uso das palavras.




CONSDERAÇÕES FINAIS


Podemos sugerir que a linguagem não é visível e sim, depende de um conjunto de fatores que englobam os vários grupos sociais que fazem parte do nosso dia-a-dia.
A linguagem interage em nosso meio social desde a infância que é o período em que as crianças estão aprendendo com a fala até o aperfeiçoamento da escrita e da linguagem falada, alcançando o nível culto de sua língua.
Portanto, as funções da linguagem são utilizadas tanto na fala quanto na escrita e ajuda o individuo a entender todos os fatores que fazem parte do modelo de comunicação. Sendo que esses conjuntos de fatores são de grande importância no modo de comunicação, pois, através deles ficam detalhados os conceitos das funções que a linguagem possui.

REFERENCIAS

CHALHB, Samira. Funções da linguagem. Séries Princípios. São Paulo: 1990. Editora Ática.
CAMPOS, Jader. Curso de gramática para concurso, São Paulo: 2 edição revisada.

Autor: Sabrina De Miranda Nascimento


Artigos Relacionados


A Importância Dos Níveis De Linguagem Na Comunicação Jurídica

Não “tô” Entendendo

Funcionalismo - FunÇÕes Da Linguagem

Ler, Um Verdadeiro Dom Da Vida

O Ensino Da Leitura

O Que é Mídia? Para Que Serve?

Um Pouco Do Significado Que As Imagens Nos Transmite