O CONTATO COM O TEXTO NAS SÉRIES INICIAIS



RESUMO

Muitas das dificuldades surgida no primeiro contato com o texto têm haver com o hábito de considerar a leitura como uma atividade de decodificação da escrita, sem considerar a situação de comunicação. Com base em Kleiman e Ferreiro, o conhecimento do aspecto psicológico, cognitivo da leitura é importante para o primeiro contato com o texto devido às facetas que irão lhe proporciona, pois, ele pode nos alerta de maneira segura contra práticas pedagógicas que inibem o desenvolvimento de estratégia adequado para processar e compreender o texto.

Palavras-Chaves: Leitura. Aprendizagem. Gênero textual

INTRODUÇÃO

Desenvolver a competência de leitura no primeiro contato com os textos nas séries iniciais, tem sido uma preocupação constante nos estudos sobre o ensino da língua materna nas escolas. Muitos deles contêm críticas às atividades propostas nos livros didáticos de língua portuguesa, apontando a ausência de diversas estratégias que levem o contato do texto na sua dimensão discursiva.
O objetivo do presente artigo é apresentar um instrumento de análise no contato da criança com o texto, onde possam enfatizar seus aspectos discursivos mais voltados para o processo dinâmico do dia a dia, para que possa ajudar tanto o professor como o próprio educando a enriquecer seus conteúdos cognitivos, fornecendo a eles um roteiro que os auxilie, inclusive, a distinguir as características dos diferentes gêneros textuais.
Partindo do principio do que o texto escrito nas series iniciais é o resultado de um ato de comunicação, onde não há contato direto entre emissor e receptor. Assim sendo, diversos fatores que facilitam o contato oral que está ausente do texto escrito e que possam passar uma problemática interna, como sensibilidade, beleza artística e o próprio lirismo.
Muitas das dificuldades surgidas no primeiro contato com o texto têm haver com o hábito de considerar a leitura como uma atividade de decodificação da escrita, sem considerar a situação de comunicação. Considerar também as condições de produção de texto, que inclui: os tipos de suporte de veiculação, como livros, jornais, revista, internet como condutora da leitura textual.
Atividades desses textos possam explorar e focalizar personalidades ou assuntos familiares aos alunos as noticia policiais, meio ambiente, tanto no âmbito nacional quanto internacional, onde são principais as capacidades leitoras, porque contam com um fator imprescindível a todo tipo de comunicação, e que permite a antecipação de conteúdos e a formulação de hipótese sobre os fatos e acontecimentos.
Autor: Dayane Rodrigues


Artigos Relacionados


Leitura, Produção E Compreensão Textual Na Perspectiva Dos Gêneros

A ProduÇÃo Textual No Âmbito De Suas Diversidades

Concepções De Leitura

Reescrevendo Histórias

Alfabetização De Crianças De Baixa Renda No Ensino Fundamental

As Dificuldades De Leitura E InterpretaÇÃo De Textos MatemÁticos Nas SÉries Iniciais

A ProduÇÃo De Texto