PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO



PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO


ALINE JOANE MORAES SALOMÃO

RESUMO

A comunicação no mundo está em grande crescimento nos dias de hoje, pois, a todo instante o homem sofre o impacto desse processo, a vida e o comportamento humano são regidos pela informação, pela persuasão, pela palavra, som, cores, formas, gestos, expressão facial e símbolos, o entendimento não se faz apenas pela língua falada ou escrita, mas também através do rádio, da televisão, do jornal, da musica, do cinema, da publicidade, pode-se constatar que o código verbal esta em crise, predominando então a imagem e a comunicação gestual.

Palavras-chave: Comunicação. Gestos. Linguagem.

ABSTRACT

The communication is increasing around the world nowadays, because every time the human being suffer a big impact about this process, the life and the behavior of the human are because of the information persuasion, words, sounds, colors, forms, signs, expression-face, the understanding not just happen for the speech language or write, however also because the radio, tv, newspaper, music and with the pubic, that way can analise that the code verb is in a crisis predominating the several ways of the communication.

Key Words: Communication. Gesture. Languages.


INTRODUÇÃO

No mundo moderno a palavra a palavra comunicação tornou-se lugar-comum e transformou-se em força de extraordinária vitalidade na observação das relações humanas e no comportamento individual.
Nos últimos 30 anos os cientistas aumentaram seu interesse pelo estudo e os efeitos do processo de comunicação. Inicialmente, esse estudo era assistemático, transformando-se depois em subsidio valioso para outras ciências. Provado está que a comunicação é um processo social e, sem ela, a sociedade não existiria. Psicólogos, sociólogos, antropólogos, empenharam-se em investigar e compreender uma atualização sobre os grupos humanos.
A comunicação é o alicerce da vida em sociedade. O homem para se comunicar criou: o rabisco, a pintura, o desenho, os gestos, até chegar à palavra. A palavra é, pois, um símbolo criado pelo homem para se comunicar com o mundo que o cerca, então: homem-linguagem-mundo.


I FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Comunicar implica busca de entendimento e de compreensão. Em suma, contato, é uma ligação, transmissão de sentimento e de idéias.
O ser humano tem necessidade imperiosa de externar seus sentimentos ou idéias. Assim, em sua forma mais simples, o processo de comunicação consiste em um comunicador, uma mensagem e um recebedor.
A mensagem, num certo momento, está separada tanto do recebedor como do comunicador e que transmite para o recebedor como do comunicador qualquer conceito que este interprete a mensagem. Esses sinais têm um significado convencionado por nós ou pela nossa experiência. Assim, os sinais e transito significam o mesmo para todos os motoristas, e o código Morse é interpretado da mesma maneira pelos telegrafistas. Essa é uma forma fundamental da comunicação: os sinais tem o significado que a experiência das pessoas permite atribuir a esses signos.
Enquanto no ocidente a cor preta representa tristeza, luto, na índia, ao contrario o signo representativo desse sentimento é a cor branca.
II O HOMEM É UM ANIMAL SOCIAL COMUNICATIVO

É através da linguagem que o homem expressa suas idéias e seus juízos. Não há dúvida de que a origem da linguagem remonta à própria origem do homem. O homem, sendo um animal social, é por natureza um animal que fala.
E se fala é também comunicativo e sua língua é a verbal falada ou escrita. A voz humana, isto é, as palavras são sinais com determinados valores simbólicos que revestem as idéias. De acordo com Bechara (2002, p.9).

"... O ensino de língua portuguesa foi o que mais sofreu com a onda novidadura, introduzindo figuras e desenhos coloridos tão extemporâneos e desajustados que aviltaram o tradicionalismo e o insultaram a dignidade por que sempre se pautaram os textos escolares entre nós..."

Nota-se neste trecho uma posição de reação quando bem sabemos que o uso de figuras em nada insulta a dignidade do ensino de língua materna, ao contrario, ajuda a compreensão dos textos.

III SÓ O SER HUMANO SE COMUNICA?

Embora sabendo que há investigações no sentido de esclarecer se animais ou plantas se comunicam isso, mesmo que venha a ser comprovado, possivelmente não modificara o critério adotado pelos teóricos da comunicação, só o ser humano se comunica através da língua como código.

IV CONSIDERAÇÕES FINAIS

O homem é um ser social que precisa se comunicar quer para emitir, quer para receber mensagens. Para que isso aconteça o homem faz uso de um sistema de sinais de forma organizada, ou seja, ele faz uso de uma linguagem.
Assim acredita-se que todas as atividades humanas procuram desenvolver e ampliar as habilidades comunicatórias através de experiências reais de comunicação.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Celso. Gramática do Português. Contemporâneo. 3. ed. Belo Horizonte: Bernardo Álvares, 1972.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 2. Ed. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1972.
GATES, Bill. A estrada do futuro. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. 7. Ed. São Paulo: Cultrix, 1975.
Autor: Aline Salomão


Artigos Relacionados


A Comunicação E Seus Elementos

Concepções Da Linguagem

Funções Da Linguagem

Aquisição Da Escrita

Língua Gestual Para Bebés

Não “tô” Entendendo

A Linguagem Compreendida