Trabalho infantil, sociedade e desenvolvimento



O Brasil é um país internacionalmente conhecido por uma situação que não orgulha nenhuma nação, mas envergonha: O trabalho infantil. Esse tipo de exploração não é fruto da pobreza, mas é um financiador dela, é também mais um instrumento de opressão que aumenta a profundidade do abismo existente entre as classes sociais no nosso país.
A questão do trabalho infantil é bem mais devastadora do que muitos imaginam. O trabalho precoce não prejudica as crianças apenas fisicamente. É difícil acreditar na possibilidade de existência de um trabalho infantil que não afete também o desenvolvimento psicológico, emocional, intelectual e social da criança. Essas dificuldades refletem-se na fase adulta, criando jovens cansados e envelhecidos.
Impedidas de crescerem e se desenvolverem adequadamente, para que possam ter um futuro digno e promissor, essas crianças são submetidas a duros trabalhos, tendo o futuro comprometido. O caminho normal é que essas crianças exploradas sejam adultos em um trabalho escravo ou altamente degradante, mesmo em casos de carteira assinada. Muitos tentam mudar esse quadro mandando os filhos à escola, porém nossas crianças pobres são privadas de uma educação de qualidade, isso quando podem dar-se ao luxo de frequentar uma escola. Sua saúde sofre danos constantes, mas não têm acesso a um sistema público de saúde que lhes dê suporte. Desnutrição, e tantas outras doenças fazem parte da "infância" de inúmeras crianças brasileiras.
Embora existam setores da sociedade e entidades governamentais preocupados e comprometidos para mudarem essa situação, muito ainda há para se fazer, e essa triste realidade ainda não é tratada com a seriedade que necessita. Há uma crescente preocupação com questões econômicas, porém o futuro dessas crianças é colocado em segundo plano, e as conseqüências provocadas pelo trabalho precoce a toda nossa sociedade também.
Esse tipo de exploração gera lucro fácil por fornecer mão-de-obra barata, e quem lucra com esse trabalho se incomoda com a luta contra a exploração infantil. A elite egoísta do nosso país está mais preocupada com sua riqueza, esquecendo que não constrói sozinha o futuro da nossa nação. A falta de educação e a exploração condenam o trabalhador a trabalhar cada vez mais e receber cada vez menos. Estamos condenados ao atraso enquanto o que importar mais for riquezas e não a sociedade como um todo. Estaremos sempre à margem de uma sociedade desenvolvida, enquanto negarmos a infância às nossas crianças.

Autor: Maria Clara Cavalcante


Artigos Relacionados


O Trabalho Infantil No Brasil

Trabalho Infantil No Brasil

Vida Digna E Saudável

O Trabalho Infantil E As Demais Varizes Sociais

Crianças Ainda Trabalham!

A Exploração Do Trabalho Infantil No Brasil

A Prostituição Infantil