Vizinhos desiguais



O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo. Existem várias formas de constatar tal fato, uma delas é notar a existência do grande número de locais com favelas e condomínios de luxo como vizinhos. No Recife constata-se isto facilmente em quase todos os bairros da capital pernambucana, apesar de ser possível achar bairros totalmente "elitizados" e bairros completamente "favelizados".
Essa mistura de favela com luxo acaba formando eventuais choques e conflitos por conta das diferentes culturas dividindo o mesmo ambiente, por isso é comum ouvir frases como "Isso é programa de liso" ou "Coisa de playboy", rotulando os indivíduos em modelos que podem gerar um problema à pessoa dependendo do meio em que a mesma vive.
Por esta e outras razões, se discute tanto a necessidade de uma grande mudança na cultura brasileira, onde nem toda pessoa de baixa renda tenha que ser jogador de futebol, prostituta ou alguma outra coisa formulada pela sociedade. Que essas mesmas pessoas tenham oportunidades de serem grandes intelectuais ou executivos de sucesso, por exemplo, sem serem casos isolados de suas famílias. Com essa nova cultura a desigualdade social tenderia a diminuir. Deve se mudar também a cultura que diz: pessoas monetariamente ricas são superiores e devem exigir seus direitos, sendo maiores do que o de pessoas que muitas vezes não tiveram nem as mesmas oportunidades. A favela junto às grandes concentrações de renda é encarada por muitos como a senzala da casa-grande, porém a escravidão acabou há tempos e empregos de domésticas e babá, por exemplo, não podem ser vistos como ama de leite e escravas da casa-grande, agora todos os indivíduos têm direitos e deveres uns com os outros, pessoas de alta renda não podem ser mais os antigos donos de engenhos que mandavam em seus feudos e reinos contemporâneos.
A mesma globalização que causa uma agregação entre desconhecidos de lugares altamente distintos, discutindo idéias e valores, gerando bons debates, pode causar o desligamento de "vizinhos" que mal se conhecem. A segregação entre os dois mundos, riqueza e pobreza, só tende a piorar a situação de desigualdade social.


Autor: Renan Santana


Artigos Relacionados


Resumo: A Pobreza Dos Ricos

Desigualdade No Brasil

Desigualdade Social: Os Dois "brasis"

Brasil Desigualdade

Desigualdade Social

A Sensibilidade Das Bochechas

Famílias Desiguais