Leitura e Interpretação de Textos Interdisciplinares
SEDUC ? SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA PROFª MARGARIDA PIRES LEAL
PROFESSORA: MARCIA AMELIA GASPAR MATOS
PROJETO:
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS INTERDISCIPLINARES
1.0 Objetivo Geral
Estimular a leitura e interpretação, utilizando textos atuais e relacionados com questões interdisciplinares no intuito de proporcionar aos nossos alunos uma visão crítica e contextualizada dos assuntos adquiridos dentro e fora da sala de aula.
2.0 Objetivos Específicos
Ø Incentivar a leitura e interpretação de textos;
Ø Melhorar a escrita e leitura dos alunos;
Ø Implantar o cantinho da leitura interdisciplinar;
Ø Contextualizar os assuntos da sala com os textos;
Ø Trabalhar o senso crítico do alunado;
Ø Estimular o estudo para o ENEM.
3.0 Justificativa
Os nossos alunos necessitam ler mais e interpretar o que estão lendo, durante vários anos de docência, o professor nota essa dificuldade de muitos alunos em compreender as palavras e o que um texto quer transmitir. O Exame Nacional do Ensino Médio dos últimos anos mostra esta dificuldade nos resultados das provas, muitos candidatos não respondem as questões porque não conseguem interpretar o que elas transmitem. Nas provas, o que notamos é um grande número de questões interrelacionadas, ou seja, assuntos de várias disciplinas sendo abordados em uma única pergunta, fato este, que muitos alunos não conseguem nem distinguir o que está sendo abordado e questionado, daí a grande dificuldade deles resolverem este tipo de questão, pois não estão acostumados a interpretá-las, esse é um dos pontos principais deste projeto.
4.0 Público a ser envolvido (Série/ano)
O presente projeto será realizado com as turmas do 3Ú Ano do ensino médio da Escola Professora Margarida Pires Leal, localizada no bairro da Alemanha em São Luís ? MA.
5.0 Materiais Necessários
- Cotas de Xerox;
- Revistas com assuntos atuais, como: Veja, Super Interessante, Nova Escola, etc. (assinaturas feitas pela escola).
6.0 Metodologia
Reuniremos professores e alunos na biblioteca para juntos ler e interpretar textos interdisciplinares com a utilização de dicionários e ou ajuda dos professores.
Distribuímos os textos para grupos de alunos e depois socializamos as interpretações, logo após, os alunos responderão perguntas relacionadas ao texto e novamente ocorrerá a socialização, agora das respostas. Os professores farão as devidas correções e colocações que forem necessárias.
7.0 Período de realização
O projeto será realizado desde o segundo bimestre até o quarto bimestre do ano letivo de 2010.
8.0 Resultados Esperados
.Incentivar o gosto pela leitura;
.Ajudar no conhecimento das palavras, dos assuntos abordados e das interpretações advindas dos textos;
.Fazer a contextualização do que é visto na sala de aula;
.Fazer a interdisciplinaridade entre várias disciplinas;
.Estimular o aprendizado para um melhor resultado nos vestibulares, provas do Enem e outros.
Autor: Marcia Gaspar Matos
Artigos Relacionados
A História E A Biologia Contra O Preconceito.
Projeto De Leitura E Escrita De Textos LiterÁrios E NÃo-literÁrios
InterpretaÇÃo De Texto: Uma Dificuldade Dos Alunos De LÍngua Espanhola
Respire Aliviado: Tuberculose Tem Cura!
Ler E Escrever Por Prazer E Não Por Obrigação: Uma Luta Constante Dos Professores Nas Escolas
Projeto Biotecnologia Em Foco:
Como Ensinar A Prática Da Leitura