Regresso Globalizado




REGRESSO GLOBALIZADO
O Brasil parece estar tão preocupado com a globalização, com a comunicação entre as nações, a formação de blocos econômicos e com a posse de uma cadeira permanente na Organização das Nações Unidas que imprime ter esquecido a exclusão ao qual está condenada grande parte dos brasileiros.
Enquanto de um lado podemos perceber a globalização da economia através da internet, causando profundas mudanças no mundo dos negócios devido à rapidez em que são executadas as transações comerciais, sendo até chamada de a nova Revolução Industrial, em outro âmbito tivemos em 2009 66%da população brasileira sem acesso a rede.
Avanços são feitos todos os dias em todas as áreas do conhecimento, na tecnologia, na ciência, na nanotecnologia empregada na medicina, avanços os quais uma boa parte da população nunca terá acesso. Enquanto o foco das políticas internacionais é apoiar e receber o apoio de grandes nações, no Brasil a grande massa dos cidadãos não tem o direito básico à cultura, são levados, até propositalmente, a alienação, para que sejam assim mais facilmente manipulados.
O progresso, os benefícios da globalização só são verdadeiros quando proporcionam qualidade de vida para a população como um todo e não para um grupo restrito. Primeiro é necessário promover a igualdade internamente, para só depois voltar os olhos para o resto do mundo.
Afinal, não tem sentido algum essa globalização ao estilo neoparnasianista, em que se investe nela apenas pelo status e não pelo bem estar dos brasileiros, que estão cada vez mais excluídos do processo de modernização mundial. Se o progresso é feito pelo povo, que ele sirva então aqueles que o promove.


Autor: Thaylinne Julião Do Nascimento


Artigos Relacionados


Globalização?

Gobalização Para Quem?

Globalizacao Cultural E Alienacao

Globalização

A Diminuição Do Instrangeirismo

GlobalizaÇÃo E O Processo De ExclusÃo Social

União Para Uns, Separação Para Outros