Internacionalização da Amazônia: Soberania Maculada



Faz algum tempo que um assunto polêmico veio à tona, comprovando o fruto da subjugação dos países ricos sobre os emergentes e pobres. Desta vez o Brasil foi alvo. A internacionalização da Amazônia soou como uma falta de respeito com os brasileiros.
Países ricos alegaram uma má administração da nação com suas riquezas que é de extrema importância para o resto do mundo, a maior floresta tropical do planeta. A proposta seria deixar a Amazônia em mãos internacionais que teoricamente cuidariam melhor, estudariam toda a fauna e flora, desenvolveriam remédios com base nos estudos da floresta e que todos os cidadãos e cidadãs da terra usufruiriam dos avanços, teoricamente claro.
Com essa acusação a soberania do país é maculada, a proposta feita é revoltante e aceitá-la seria total falta de competência e submissão.
Argumentam também que a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos e não só para os brasileiros, ela não pode continuar sofrendo queimadas e desmatamentos, contudo, isso é um impasse que o Brasil deve resolver e não jogar nossa floresta em mãos globais fazendo caridade para os que não precisam.
Assim como Cristovam Buarque, também questiono o porquê de apenas a Amazônia ser internacionalizada, todas as riquezas fundamentais para nossa sociedade também deveriam ser de todos. O petróleo, os tesouros nacionais, os museus e suas obras de arte, a educação, tudo, absolutamente tudo que é considerado relevante deveria ser de todos e para todos.
Observando por essa ótica viveríamos praticamente em uma "globalização socialista", onde seríamos um só país, uma só nação. Claramente não é esse o sentimento que as potências globais guardam em suas bondosas e inocentes propostas para o melhoramento do mundo. A Amazônia é de fato e de direito nossa. Só nossa.
Bianca Guedes Alcoforado
Autor: Bianca Guedes


Artigos Relacionados


Quanto Vale A Amazônia ?

Amazônia: Um Patrimônio Do Mundo

Diga NÃo A InternacionalizaÇÃo

A Internacionalização Do Mundo - A Nova Opressão Colonial Do Século Xxi

Internacionalização Da Amazônia

InternacionalizaÇÃo Do Mundo

A Amazônia Não é O Pulmão Do Mundo: é O Coração.