Fortaleza Vulnerável



Poucos pratos transbordando e muitos outros tão vazios que nem mesmo as formigas conseguem tirar uma refeição... É uma tristeza que a distribuição de renda no Brasil seja uma verdadeira FALÊNCIA, Vê-se no dia-a-dia a injustiça ser feita e ficamos omissos de fazer a nossa parte. A culpa do mal acontecer não é somente de quem o pratica, mas também daqueles que vêem o mal acontecer e não fazem nada para evitar.

Esta é a Pobreza dos ricos: saber que tem muito e não pode usufruir da metade do que tem, passear com medo de ser sequestrado e trocado por uma mala de dinheiro. Não poder dormir em paz sem precisar de segurança de alta tecnologia para se proteger daqueles que não comem. Como cita o famoso escritor Josué de Castro em sua obra Geografia da fome: existem dois tipos de pessoas, as que não comem, e as que não dormem, com medo dos que não comem. É o preço do egoísmo que nos deixa essas máximas: Dinheiro traz liberdade? Ditos popularmente pronunciado por homens de negócios: O segredo é a alma do negócio? No Brasil eu diria melhor: O segredo é o sucesso da sobrevivência em paz.

Tanta gente disponível, ansiosa por um trabalho digno de um ser humano de bem, esperançosos por uma oportunidade, e são deixados, abandonados pelo governo, pelo sistema publico de saúde e de ensino, ficando desqualificados. Os ricos não conseguem ver a luz que há dentro dos pobres, os que realmente constroem nosso chão, garimpando, plantando, colhendo e construindo, enquanto se gasta 10 mil reais num jantar à luz de velas existe gente que não conseguirá 10 mil reais nem se juntar todo o dinheiro que produzira em sua longa vida ganhando 25 centavos por tonelada de cana de açúcar cortada, tratado feito BURRO DE CARGA sem seu merecido valor. É muita hipocrisia para um país só, não há como não haver indignação de parte alguma.
Autor: Paulo Sena


Artigos Relacionados


Brasil, Um País ''podre'' De Ricos!

A Pobreza Dos Ricos: Ricos Pobres De Espírito

Brasil: A Pobreza Dos Ricos

Pais Dos Oprimidos

A Verdade Do Brasil

Brasil: Poucos Com Muito E Muitos Com Pouco

Resenha: A Pobreza Dos Ricos