ARARIPINA



Araripina pertencia ao município de Ouricuri com a denominação de São Gonçalo, distrito criado pela Lei Municipal de 01 de julho de 1893 com poucas casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do lugar. A Lei Estadual no. 991, de 01 de julho de 1909, elevou o povoado à Vila. Em 1922, o Bispo de Pesqueira, Dom José Lopes criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que até 1933 ficou sob a responsabilidade do Vigário de Ouricuri. Em 14 de junho de 1923, chegou o primeiro vigário residencial, iniciando a partir daí, uma nova era para São Gonçalo. Surgiu a primeira Escola Estadual em 21 de junho de 1950 e junto vieram vários melhoramentos.
Em 1928, começou um movimento pela independência do distrito.
O Município de Araripina foi criado pela Lei Estadual no. 1.931, de 11 de setembro de 1928, que teve vigência a partir de 01 de janeiro de 1929, quando foi instalado. O Decreto ? Lei Estadual no. 952, de 31 de dezembro de 1943, mudou a denominação do Município de São Gonçalo para Araripina, provavelmente, pelo fato de ser localizado nas imediações da Chapada do Araripe. Alguns historiadores defendem a tese de que o nome Araripina deriva etimologicamente do tupi: ara + iba, ou iriribá: coloração vermelha. Outra tese bastante aceita e divulgada diz que o topônimo Araripina origina-se do termo Arari (Pe), devido à localização no sopé da Chapada do Araripe, acrescido do sufixo "Iná", vindo do nome do famoso missionário sertanejo Padre Ibiapina, que edificou a primeira capela da cidade. Conforme consta no Dicionário da Língua Tupi na Geografia do Brasil de Orlando Bordoni, o termo Araripina significa papagaio pelado: arari (papagaio) + pina (pelado), uma alusão ao formato da serra do Araripe que se parece com uma ave sem penas.
Administrativamente, o Município de Araripina compõe-se dos distritos: sede, Lagoa do Barro, Nascente, Bom Jardim do Araripe, Morais e pelo povoado de Gergelim, Feira Nova, Cavaco, Serrânia, Sipaúba e Lagoa de Dentro. A cidade de Araripina comemora a sua emancipação política no dia 11 de setembro. Possui uma distância de 690 km da capital estadual, Recife, tendo acesso rodoviário através das BR?s 316 e 232, e a Rod. PE-585. O município limita-se ao Norte com o Município de Campos Sales-CE; a Oeste com os Municípios de Fronteiras, Marcolândia e Simões-PI; ao Sul com o Município de Ouricuri-PE e ao Leste com os Municípios de Trindade e Ipubi-PE.


Autor: Djalmira Sá Almeida


Artigos Relacionados


Arcoverde

CustÓdia

Trindade

Calumbi

ManarÍ

Granito

Verdejante