Falsos Heróis



Essa semana eu me vi envolvido em um desses "debates do fim do mundo" tão frequentes em nossa época que, apesar de todo o avanço alcançado, ainda é estranhamente mítica.
O tema Meio Ambiente, claro, não demorou a surgir. Mesmo que a cada dia que passe cientistas achem mais alguma coisa no espaço capaz de reduzir a Terra à poeira cósmica em segundos de contato, uma catástrofe ambiental é a forma mais plausível (e mais iminente) de se ver o fim da nossa espécie.
E foi ali, conversando com um amigo acerca das implicações do que fazemos ao meio ambiente, que percebi algo grotesco e estranho:
Muita gente tem passado como "herói do planeta", tomando ações não tão heróicas, na verdade.
Os que elogiam e vendem a energia atômica, por exemplo, se gabam de ser a energia mais limpa praticável. "A forma mais correta de continuar fazendo a mesma coisa".
Outros criam roupas com fibras que podem se decompor, criam batons a partir de caranguejos e combustíveis naturais, que poluem menos do que os fósseis. E todas essas pessoas entram em cena como "heróis do planeta", quando, na realidade, o planeta não precisa de seres humanos heróicos: precisa, sim, de seres humanos diferentes, ou então de se livrar dos mesmos.
As pessoas tiram o chapéu para um país que reduz a emissão de CO2 em alguns pontos percentuais, como se isso fosse a maravilha do século. Mas isso não é suficiente.
Como disse para aquele amigo na conversa acima citada: Se uma pessoa está gravemente ferida, não faz diferença se você a machuca mais ou se você fica totalmente parado: Em nenhum dos dois casos você estará ajudando.
Parar de ferir o planeta não é ajudar. É apenas parar de atrapalhar. As medidas que realmente ajudariam, que poderiam "salvar o planeta", essas não são tomadas.
Ninguém nunca vê um dos grandes "heróis do planeta" propondo que todos os países diminuam a sua produção e aumentem a sua igualdade interna, como forma de combate à crise ambiental. Ninguém vê esses heróis propondo uma troca de tecnologias ambientalistas entre todas as nações. Ninguém vê, porque esses passos são grandes demais para a coragem dos nossos "heróis".
A falsa moralidade e o falso amor pela natureza que brotam frequentemente da boca dessas pessoas têm um terrível efeito colateral: Acaba convencendo o resto do mundo de que todas as providencias possíveis estão sendo tomadas. Graças aos nossos "heróis", pessoas pensam coisas como "Não preciso parar de consumir descontroladamente, e o nosso mundo não precisa mudar de idéia do que é progresso, afinal de contas já estamos utilizando sacolas de pano para fazer compras!"
A propaganda de que tudo está se fazendo para salvar o meio ambiente acaba fazendo com que nada seja feito para salvar o meio ambiente.
Cícero, grande advogado e senador romano, disse uma frase que se encaixa bem nessa situação:
"Qualquer mal que ele deixe de fazer provoca a mesma gratidão como se tivesse impedido outro de infligi-lo".
O nosso planeta não precisa de heróis. Heróis são pessoas necessárias em lugares nos quais todas as outras pessoas agem de forma errada. O que nós precisamos mesmo é que todas as pessoas mudem suas atitudes, para tornar esses feitos "heróicos" obsoletos.

Autor: Thiago Nascimento


Artigos Relacionados


Bombeiros-herÓis De Verdade

Os Heróis Que Param E Os Ciclos Que Encerram

Educação E Conscientização Ambiental Acerca Do Aquecimento Global

Ambiente, Empresa E Cidadania

Meio Ambiente E Seus Problemas

Meio Ambiente : A Responsabilidade De Todos

Homem Leviano