SERRITA



No começo do século XIX, a região do Cariri, no Ceará, foi atingida pelas secas e vários moradores das pequenas comunidades migraram em busca de terras para plantar e de pastagens para a criação de gado. Conta-se que , neste período, o fazendeiro Miguel Torquato de Bulhões, se instalou na margem do Riacho Traíras, onde se originou o povoado. Da mesma forma que ocorreu em outras fazendas do sertão, foi erguida uma capela onde o vigário da Freguesia do Salgueiro vinha celebrar a Missa e prestar assistência religiosa. Sabe-se que o primeiro nome que os primeiros moradores deram ao povoado foi Serrinha, devido a uma pequena serra próxima. Registros da cidade de Serrita mostram que o coronel Romão Pereira Figueira Sampaio, em 1896 veio morar no povoado com a sua família. A formação administrativa de Serrita deu-se ainda no período imperial, primeiro como Distrito, criado com a denominação de Serrinha, por lei municipal nº 2, de 16-11-1892 e por lei municipal nº 38, de 28-10-1898, subordinado ao município de Salgueiro até 1911. Somente em 1928, Serrinha foi elevada à categoria de município, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, com território desmembrado dos municípios de Salgueiro, Leopoldina (atual Parnamirim) Bodocó e Exu.
O município de Serrinha foi extinto pelo decreto estadual nº 55, de 23-01-1931e seu território volta a ser anexado ao município de Salgueiro até 1933.Voltou à categoria de município com a denominação de Serrinha, pelo decreto estadual nº 314, de 27-06-1934,outra vez desmembrado de Salgueiro, com 3 distritos: Serrinha(sede), Ipuera e Terra Nova, distrito desmembrado do extinto município de Leopoldina. Nas divisões 1936 e1937, o município aparece constituído de 5 distritos: Serrinha, Cachoeiras, Caririzinho, Ipuera e Terra Nova. Em dezembro de 1938, o município de Serrinha separa-se do distrito de Terra Nova e forma o novo município de Leopoldina. Sendo que o distrito de Caririzinho passou a denominar-se Caririmirim e o distrito de Cachoeiras a denominar-se Itapemirim.
Em 1943, o município de Serrinha, passou a denominar-se Serrita, constituído de 4 distritos: Serrita ( sede antiga Serrinha), Caririmirim (antigo) Caririzinho, Ipuera, Ori e Itapemirim (antiga Cachoeiras). No ano de 1955, o município ficou apenas com 4 distritos: Serrita, Carimirim, Ipuera e Ori. Com a criação do distrito de Sítio dos Moreiras em 1957, povoado desmembrado do distrito de Carimirim foi anexado ao município de Serrita. Assim, em 1960, Serrita ganhou mais território, ficando com 5 distritos: Serrita (sede), Carimirim, Ipuera, Ori e Sítio dos Moreiras. Sendo que em 1963, desmembra-se do município de Serrita os distritos do Sítios dos Moreiras e Carimirim para formar o novo município de Sítios dos Moreiras. Deste modo, o município ficou apenas com 3 distritos: Serrita, Ipuera e Ori. Conforme dados colhidos na Biblioteca do IBGE, de 2005, a mudança de nome de Serrinha para Serrita, alterado pelo decreto-lei nº 952, de 31-12-1943, passando a ser serritense aqueles que nascem em Serrita.


Autor: Djalmira Sá Almeida


Artigos Relacionados


Tacaratu

InajÀ

Triunfo

ManarÍ

CustÓdia

Município De Terra Nova-pernambuco

Verdejante