Globalização para Poucos, Exclusão para Muitos



Globalização para Poucos, Exclusão para Muitos

O Brasil historicamente sofre com problemas sociais, onde uma minoria da população detém as riquezas e desfrutam de todos os privilégios que a mercado consumidor e a política corrupta oferecem, enquanto a grande massa da sociedade sofre com o processo de exclusão. Desde os tempos dos escravos, mesmo com a abolição, até os dias atuais os problemas sociais são desumanos tais como: falta de uma boa educação, acesso a tratamentos médicos, moradia própria, saneamento, alimentação de qualidade entre outros que surgem com a surpreendente invenção da internet associada à globalização que vai de encontro de forma paradoxal as expectativa de um futuro mais justo e igualitário, onde os problemas sociais e a concentração de renda fossem reduzidos. Porém, o que se construiu foi um grande abismo social, onde os ricos estão cada vez mais afortunados, esbanjando e esnobando todo o seu poder aquisitivo e seu poder de influência política, atropelando interesses sociais de quem realmente necessita a população carente que vive de "migalhas de pão" doadas pelos governantes, fazendo lembrarmos-nos do "CIRCO E DO PÃO".
É triste observar adultos e crianças abandonadas nas ruas, sem ter o que comer e que acabam buscando a prostituição e as drogas para fugir por alguns momentos da realidade em que vivem, tendo que roubar para conseguir algum dinheiro para comprar comida e mais drogas, entrando em um circulo vicioso até que um dia pagará as contas aos traficantes com a própria vida. A sensação de impotência é grande diante de tais fatos cotidianos ignorados pelo governo.
Essa é uma contradição que a globalização e a internet nos apresentam, onde a união, a quebra das fronteiras, a informação, a inclusão dos povos em um sistema que une os ricos e desagregam os pobres ao mesmo tempo. Somos vítimas desses sistemas econômicos e dos governos que não investem no básico para a formação de uma sociedade com discernimento e opinião, capazes de lutar contra abusos das autoridades corruptas, fazendo com que as leis sejam aplicadas e as oportunidades cheguem para todos, democratizando a nossa busca por ascensão social, possibilitando aos nossos filhos melhores condições de vida.
Faz-se cada vez mais forte o sentido de que "você só vale o que tem" para uma sociedade hipócrita, desleal e interesseira. Ser honesto no Brasil é passar a vez para o esperto que procura burlar as leis e as normas para buscar seus objetivos pessoais, e assim funciona nossa globalização são os ricos imperialistas que burlam as leis, as convenções mundiais em busca de seus objetivos e os pobres em desenvolvimento que se desdobrem para sair de uma situação de subserviência.


AUTOR: EDSON BRITTO DE OLIVEIRA
UFPE - SECRETARIADO 1º PERIODO - NOITE
31 DE MAIO DE 2010
Autor: Edson Britto


Artigos Relacionados


Descaso Com Os Pobres

A Globalização E A Exclusão Social

A Contradição Da Globalização.

A Riqueza Em Nosso PaÍs É Irreal

Desigualdade Econômica, Um Problema Nacional

Concentração De Renda E Brasil

GlobalizaÇÃo E O Processo De ExclusÃo Social