Realidade da fome ( Modernidade canibal - Cristóvão Buarque)



Realidade da fome (Modernidade canibal - Cristóvão Buarque)

A realidade brasileira mostra constantemente, o quanto o ser humano esta perdendo sua dignidade. O descaso, o abandono, as tragédias, a violência, a imoralidade, a miséria, são fatores que assombram o Brasil há muito tempo. E quando achamos que já vimos de tudo, eis que surge mais um absurdo para ser somado à lista de horrores.
A notícia de canibalismo praticado por esfomeados no lixão de um hospital em Olinda, no final do século XX, pode ser considerada o ponto mais alto da degradação humana. Mas o pior de tudo é que este ato é promovido pela falta digna de alimentação, que não esta sendo oferecida aos seres humanos que dependem de restos humanos para matarem sua fome.
Os europeus viam no ritual de antropofagia, praticado pelos índios brasileiros, um caso extremo de selvageria. O que eles pensariam se vissem, em pleno século XX, pessoas se alimentando de restos humanos?
Fica difícil entender como se chegou a esse ponto. O Brasil é um dos maiores produtores de alimento do mundo. Então como explicar tanta miséria? O fato é que todo alimento produzido no país é utilizado para alimentar o comércio financeiro ou atender ao consumo da minoria da população, enquanto a maior parte dela ainda vive em extrema pobreza ou se sujeitando a esse fato cruel de descaso com as causas sociais.
Parece que cada vez mais a preocupação com o bem estar humano fica em segundo plano, deixando que se abandone os objetivos sociais, que deveriam ser primordiais na sociedade moderna, onde a tecnologia e a infra-estrutura estão em toda parte, mas não é capaz se suprir com a deficiência alimentar do povo brasileiro.
A história de canibalismo no lixão em Olinda foi apenas mais um caso e deveria servir como exemplo, para que de uma vez por todas providencias eficazes sejam tomadas e propiciem uma mudança de valores sociais, colocando a economia a favor das necessidades do povo brasileiro. Ou podemos fechar os olhos, e continuar fingindo que nenhum brasileiro passa fome, que nenhum brasileiro tira do lixo sua alimentação, e que vivemos num país sem pobreza e fome.

Autor: Natalia Maria Dos Santos


Artigos Relacionados


Modernidade Canibal

Canibalismo

Concentração De Renda E Brasil

Fome Em Campos Abundantes

No Lixão

''esfomeados'' (modernidade Canibal)

Pobreza Ou Burrice