Impunidade: a verdade ofuscante



A Lei é como o Sol quando nasce, é para todos, menos para o bem entendido.
Se é verdade que todo o crime merece castigo, não é menos verdade que muitos desses crimes sai impune. Por que o sentido da punição é o caráter pedagógico, ou seja, vem para aquele que cometeu delito ou ilícito, para mostrar para aquele que ainda não cometeu e se cometer será exemplarmente punido. Se não há punição cresce a impunidade.
O principal problema com as Leis começa logo pela confusão entre a interpretação e a letra. Nunca se estabelece um critério e muitas das vezes os próprios juízes se confundem entre ajuizar à letra ou interpretar. E não é raro fazerem a opção errada porque: claro, errar é humano.
A impunidade parti dos homens sábios "governantes" que consiste em esvaziar as nossas mentes, e querer nos dar apenas o necessário "alimento." Por que nos manter na ignorância é o melhor caminho.
Estabelecemos que as coisas são como são, há que agir em conformidade. Uma das conformidades é evitar chatices, e há coisas de que não se deve falar. Justiça e política devem coexistir e nunca afrontar-se, isto para acentuar os erros. Os erros de juízes não são erros da Justiça, são erros humanos. É dever de quem governa agir de forma a corrigir, mas fazê-lo sem alarido.
A verdade é ofuscante que esconde em sua essência o seu verdadeiro sentido.
A impunidade é uma verdade visível, que ninguém quer ver. Oculta o que está errado é tornar a vida mais fácil.

Autor: Gerbson Frank Caldas Carvalho Aguiar
(Estudante de Direito da Faculdade São Luis)
Autor: Gerbson Frank Caldas Carvalho Aguiar


Artigos Relacionados


Democracia, Uma IlusÃo Criada Pela Sociedade

O PerdÃo É O Maior Dos Sacrificios

Criminalidade

O País Da Impunidade

Inimputabilidade X Impunidade Do Menor

O Filme Que A Vida Passa Termina Sempre Com O Mesmo Final!

Nossos Erros Também Têm O Seu Valor!