PARADOXO DA GLOBALIZAÇÃO



A globalização com seus avanços tecnológicos que tanto une culturas e mundos diferentes vêm causando muita discrepância em nossa cultura. Onde uma pensa ser maior e melhor do que a outra, fazendo com que não haja mais aquela mistura de costumes e sim a separação ou até mesmo a substituição por costumes importados.
No inicio de nossa colonização as culturas que para cá eram trazidas, eram fundidas com as daqui existentes e transformadas, formando uma cultura diferente e com uma identidade só nossa. Com a globalização as culturas que hoje se traz tomam lugar daquelas que tradicionalmente foram passadas por gerações e que nos identificavam.
A oportunidade de acesso com os avanços tecnológicos faz com que as pessoas troquem seus costumes de origens por culturas que se dizem "avançadas". Um exemplo prática é: ao invés de escrevermos cartas no modo tradicional e muito mais humano, as pessoas hoje preferem comunicar-se por e-mail, facebook, twitter etc., por maior comodidade.
A mídia uma grande influenciadora de modas, faz com que cada vez mais pobres deseje ser como ricos utilizando seus modos de vestir, comer, falar etc. e ao mesmo tempo as classes dominadoras está querendo se distanciar da camada menos favorecida, pois, enquanto eles almejam aquilo que os ricos têm e está na moda. A classe dominante está sempre inovando seu modo de vida.
Com a agilidade da tecnologia ao mesmo tempo em que tenta integrar a sociedade como um todo em um único segundo, ela segrega cada vez mais as pessoas, pois, cada vez mais nos comunicamos através das telas de forma artificial e esquecemos, de como é importante o convívio social. Quando não existia o celular era mais difícil de desmarcar um compromisso, pois o mesmo já era agendado com antecedência e não havia motivos para o cancelamento encima da hora. Hoje com os aparelhos basta digitar oito dígitos e o compromisso esta desmarcado.
Precisamos ter nossa maneira de viver sem prejudicar nossas origens. A cultura precisa mais de enriquecimento e não de substituição para a população. E que não prevaleça à cultura da globalização em nossa sociedade eclética.

Autor: Andrea Fabiana


Artigos Relacionados


Gobalização Para Quem?

O Brasil Está Mais Igual

A Globalização E A Nova Ordem Mundial E As Formas Em Que Estes Aspectos Influenciam Nossas Vidas

Etnocentrismo

A Importância Da Cultura E Suas Transformações

O Folclore Brasileiro

O Diálogo é A Base De Tudo