O VALOR DA TEMPERANÇA



O VALOR DA TEMPERANÇA

Objetivos:
Explicar a origem dos recabitas.
Compreender honravam a tradição de seus antepassados.
Conscientizar-se de que a igreja de Cristo deve ter um forte compromisso com a temperança e com a excelência moral tanto de seus membros quanto dos que a cercam

INTRODUÇÃO
Nesta lição aprenderemos tudo que a Bíblia relata sobre os recabitas, este clã que foi um exemplo de obediência, de forma a serem mencionados no texto Sagrado. Deste clã aplicaremos em nossos dias o significado prático da temperança que é uma das partes do fruto do Espírito, e que tem faltado na vida de muitos cristãos, neste lição refletiremos sobre os nossos valores e com certeza seremos despertados nesse particular.


Subsídio Teológico.
Temperança, 1. gr. enkrateia, derivado de kratos, "força", ocorre em At 24.25; Gn 5.22; 2 Pe 1.6, em todos esses textos sendo traduzido por "temperança"; "autocontrole" é tradução preferível, visto que a "temperança" está limitada a uma forma de autocontrole; as varias capacidade concedidas por Deus ao homem são passiveis de abuso; o uso correto delas exige o poder controlador da vontade sob a operação do Espírito de Deus; em At 24.25, a palavra vem depois de "justiça", o que representa as reivindicações de Deus, sendo o autocontrole/temperança/domínio próprio, a resposta do homem a ela; em 2Pe 1.6, a palavra vem depois de "ciência" (ou conhecimento), sugerindo que o que se aprende deve ser colocado em prática. 2. Qualidade do que é moderado ou do que modera paixões ou apetites. 3. Sobriedade, parcimônia, moderação.
4. É uma parte do fruto do Espírito (Gl 5.23).

Jonadabe. Filho de Recabe e fundador de uma tribo que fez um voto de não tocar no vinho (Jr 35:6-19). Existiam várias colônias de recabitas (Jz 1:16; Jz 4:11; 1Cr 2:55). A sua entrevista e aliança com Jeú são mencionadas em 2Rs 10:15-23. Foi com Jeú para Samaria.

Recabe. Pai de Jonadabe, que era o pai dos recabitas (2Rs 10:15, 23; Jr 35:6-19).

Recabitas. Os descendentes de Recabe, através de Jonadabe. Pertenciam aos queneus, que acompanharam os filhos de Israel até à Palestina, habitando entre eles. Moisés casou com uma quenita (Jz 1:16) e Jael era mulher de "Heber, o queneu" (Jz 4:17). Saul também se mostrou bondoso para com os queneus (1Sm 15:6). A maior parte dos queneus habitava em cidades e adotaram hábitos de vida estáveis (1Sm 30:29); mas Jonadabe proibiu os seus descendentes de beberem vinho e de viverem em cidades. Foi-lhes ordenado que levassem sempre uma vida nômade. Eles aceitaram a lei estabelecida por Jonadabe e notabilizaram-se, no tempo de Jeremias, pela sua fidelidade aos hábitos já há muito estabelecidos pela família (35); e este traço de caráter é mencionado pelo profeta com o propósito de reforçar a sua própria exortação. São mencionados em Ne 3:14 e 1Cr 2:55. Se estabeleceram no sul de Judá, perto do deserto de Cades (2Sm 27.10).

Câmara. Arranjadas em torno dos átrios do templo, como despensas; parcialmente como residência para sacerdote (1Cr 9.27; Ex 40.17; Ne 10.37-39).


Leia mais, http://espadaflamejante.blogspot.com/

Dc. Alan Fabiano.

Autor: Alan Fabiano Pereira Da Silva Fabiano


Artigos Relacionados


Fidelidade A Deus

Exemplo Excelente

Coisas Especiais Na BÍblia

Os Falsos Profetas - LiÇÃo 7

O Fruto Do Espírito

Os Oito NÍveis De Desenvolvimento Espiritual

O Poder Da IntercessÃo