O que é Glúten?



Quando escolhemos o título desse artigo, algo soava estranho e era esse "Não" do início, porque a bem da verdade nos acostumamos a ver nas embalagens e rótulos a expressão "contém glúten" ? um polêmico aditivo muito presente nas massas, pães e biscoitos que consumimos por estar presente no trigo.

O glúten é uma proteína que está presente em cereais como o trigo, as cevadas, a aveia e combinada com o amido o glúten representa 80% das proteínas do trigo. O glúten que dá a massa a elasticidade, permitindo a fermentação e também é responsável pela consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.

Compreendendo melhor o glúten e como ele está presente no "pão nosso de cada dia", vamos entender um pouco mais sobre o adjetivo polêmico que utilizamos. Comumente temos visto nutricionistas recomendarem dietas de emagrecimento ou por uma alimentação mais saudável que a utilização de pães, massas e biscoitos seja feita com produtos sem glúten.

Segundo especialistas, além da doença celíaca que se caracteriza pela intolerância ao glúten a preocupação está relacionada à absorção e à digestão, pois nosso organismo não metaboliza o glúten em nutrientes. Nesse caso, levamos para o organismo uma substância mal digerida, que vai circular no sangue e aumentar os radicais livres. Outro fator importante presente em estudos recentes é que se ingerido em excesso o glúten causa diminuição da produção da serotonina propiciando o aparecimento de um quadro de depressão.

Sabemos que uma dieta sem glúten no cardápio diário é um desafio. Além dos alimentos a base de farinha, há uma série de alimentos com glúten que nem imaginamos como sorvetes, achocolatados, e outros, pois o glúten é utilizado em diversas receitas para obter a consistência desejada.

Muitos fornecedores preocupados com a qualidade de sua alimentação e de atentos a esse novo grupo de consumidores vêm apresentando opções de produtos sem glúten e a oferta de massas, pães, e , principalmente biscoitos sem o aditivo vem crescendo no mercado. Mas na hora de escolher seus produtos é muito importante estar sempre atento as informações de "contem glúten" ou de "não contem glúten" nas embalagens dos produtos.

CONHEÇA A LEI

GLÚTEN EM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS:

Lei 10.674 de 16/05/2003 sancionada pelo Presidente Luíz Inácio Lula da Silva, em vigor desde 16/05/2004 institui:

Art. 1º Todos os alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições
"Contém Glúten" ou
"Não Contém Glúten",
conforme o caso.

§ 1º A advertência deve ser impressa nos rótulos e embalagens dos produtos respectivos assim como em cartazes e materiais de divulgação em caracteres com destaque, nítidos e de fácil leitura.

§ 2º As indústrias alimentícias ligadas ao setor terão o prazo de um ano, a contar da publicação desta Lei, para tomar as medidas necessárias ao seu cumprimento.

Autor: Natural Na Rede


Artigos Relacionados


DoenÇa CelÍaca

A Gastronomia Sem Glúten

Semente De Linhaça., Quinua Real, E Granola.

Farinha De Pão – A Matéria-prima De Qualquer Padaria

Identifique Os Alimentos E Drible As Alergias

Chocolate Sem Lactose Ou Glúten

FabricaÇÃo De Alimentos Nas ResidÊncias