Encorajando o Potencial Criativo no Aluno do Ensino Fundamental



ELLEN DAMASCENO DE ALMEIDA NEVES,
Graduada em Pedagogia pela Unasp, campus Engenheiro Coelho
Cursando Psicopedagogia pela Unasp, campus Engenheiro Coelho
[email protected]
HELLEN LUIZ MOLINA,
Graduada em Pedagogia pela Unasp, campus Engenheiro Coelho
[email protected]

Resumo: A demanda pela criatividade converteu-se numa necessidade no mundo em que vivemos, pois, pessoas criativas tendem a serem ousadas, extrovertidas, sociáveis e possuidoras de habilidades para solução de problemas, sendo que o mercado de trabalho atual exige indivíduos que possuam tais características. O consenso é que ela é intrínseca ao ser humano, necessitando apenas de ser desenvolvida e encorajada. Reconhecendo que as crianças são criativas por natureza, o educador juntamente com a escola deve criar estratégias de ensino que fujam do método copista, levando as crianças ao encorajamento para desenvolver habilidades criativas em todas as áreas de aprendizagem, através de idéias originais.
Palavras-Chave: Criatividade, Estratégias, Encorajamento, Educador, Crianças.

Introdução

A criatividade é um assunto que vem despertando crescente interesse nos últimos anos entre psicólogos e educadores em todas as partes do mundo.
Wechsler (1993) define a criatividade como um fenômeno multidimensional que envolve elementos cognitivos, sociais, afetivos, como também processos inconscientes do ser humano.
O estudo da criatividade é bem amplo e é de grande interesse da educação pela importância do processo de ensino e aprendizagem. Pois, segundo Predebon (2005, p. 121), "ao aperfeiçoar o uso de nossa criatividade, crescemos como indivíduos e passamos a exercer melhor nossa individualidade com enormes ganhos na vida prática e na própria auto-estima". Diante disto, percebe-se a importância do estudo que busque compreender a necessidade de encorajar e educar, utilizando o potencial criativo que pode ser refletido ao longo da vida.
Diante desta realidade surge a pergunta: Como despertar e encorajar a criatividade no processo de aprendizagem, diante da falta de estímulo por parte do educador?
Autor: Ellen Neves


Artigos Relacionados


VocÊ É Criativo?

Uma Análise Crítica Sobre A Aprendizagem Criativa

A Motivação E A Criatividade

Você é Um Gênio Em Potencial!

Lúdico E Sua Definição

O Que Se Cria Na Escola, E Quem A Escola Cria?

Afetivo E Social No PerÍodo De AdaptaÇÃo De CrianÇas Em Creche