Bochechas Desiguais



No artigo de bochechas desiguais, do livro "os instrangeiros" de Cristovam Buarque, é mostrada com um grande critério de avaliação o desrespeito dos economistas brasileiros para com as crianças. E a crítica ferreamente o modo como eles se preocupam apenas com o crescimento economico e esquecem da saúde das crianças.
Este como os outros capítulos deste mesmo livro é de uma importante análise. A critica vem junto com dados que mostram meios de cuidar além da saúde, da educação e da manuntenção das familias carentes.
Com a leitura desse capítulo fica a pergunta: até quando os economistas fecharão os olhos para os menos favorecidos? Como o próprio Cristovam escreve " os autores dos estudos tem filhos sadios e não vêem as bochechas dos filhos dos pobres". A desnutrição dessas crianças é o que se pode chamar de a vergonha expressa nos rostos infantis, pois não há modos de esconder a ação que a fome e a desnutrição causa.
Um ponto que considero de bastante importância é a critica a "dominação acadêmica do pensamento" em que para alguns cursos de nível superior é muito forte, ou seja preocupam-se muito mais com figuras ilusórias do que com seres humanos que muitas vezes pode ser até um vizinho, demonstrando o quão próximo está esse problema.
Não há como negar a preocupação do autor desse livro, nesse capítulo como nos outros é com a mudança nas atitudes e nos pensamentos dos governantes e de todos os brasileiros.

Autor: Jefferson Gonçalo


Artigos Relacionados


Os Rostos Sinceros Das Crianças Brasileiras

A Sensibilidade Das Bochechas

O Pensamento Social Brasileiro Diante Da Desigualdade Social

Bochechas Desiguais (cristóvam Buarque)

Injustiça Social

A Infância Que Não Quer Ser Lembrada

Presente De Natal - Os Instrangeiros - Cristovam Buarque