Casa na Cidade



Casa na Cidade

"Eu quero uma casa no campo", trecho da canção de Zé Rodrix - Casa no Campo - sintetizou o anseio do homem da cidade pela vida simples, longe da fumaça das fábricas, das buzinas dos carros, do corre-corre desmedido imposto pela Sociedade do Trabalho. Foram anos tão acelerados aqueles que, até a década de 70, grande foi o avanço científico e tecnológico: o automóvel, a conquista da Lua, o advento do computador moderno. Todas essas coisas, além de outras mais, marcaram o ritmo do mundo, de uma maneira jamais vista ou imaginada. Sejamos sinceros, despojemos-nos das ideias preconcebidas, produzidas em resposta ao incessante apelo midiático, e respondamos a pergunta: a vida na cidade é melhor ou pior que a vida no campo?

Um jovem entrou numa biblioteca, pediu um livro e foi a uma cabine individual. Fazer o quê? Ler? Não. Ele foi dormir. Ninguém estava preocupado com o nome, a profissão ou quanto ganhava aquele rapaz. Talvez ele não tivesse melhor lugar no campo para reclinar a cabeça.

Pensemos na situação do sertanejo, que apela a São José para ter um orvalho que faça crescer os "mio", o feijão, a mandioca. Ele vive numa constante ansiedade, principalmente quando o período de plantio se avizinha, ou quando a colheita se aproxima. Choverá? Na cidade "num" tem disso não: tem represa e água encanada.

Agora falemos da saúde do homem do campo. Sem saneamento, sem higiene, nem água pura pra beber. A água, quando tem, é barrenta e, só Deus sabe o que tem nela. As fezes não são devidamente tratadas, mas dividem o espaço com a plantação de alface, de coentro e de mandioca. Não precisa falar de vacinação, pois todos sabem que no campo as crianças sofrem de doenças que na cidade já foram erradicadas.

Não vou menosprezar a qualidade do ar, a ausência de estresse e o contato com a natureza, que só o campo tem a oferecer, mas preciso dizer que o homem urbano vive mais que o rural, apesar de tudo. Precisamos valorizar a vida na cidade, lutar para aumentar os espaçoes verdes e reduzir o desmatamento das áreas rurais. A melhor sociedade não é a rural, nem a urbana, mas aquela que conseguir conciliar uma e outra.
Autor: José Gustavo Silva Paiva


Artigos Relacionados


Sistemas Agroecológicos - Saída Autônoma De Campo

A Cidade é O Moderno Ou O Urbano ?

Educação Rural ? Base Legal

Uruana Uma HistÓria

Casinha No Campo... Adoro...

Relatório De Campo: Toca Da Barriguda - Campo Formoso - Ba

Meu Sonho