Aquisição da Escrita



MARILENE PANTOJA DE SOUZA

RESUMO

Neste trabalho acadêmico teremos uma breve apresentação sobre linguagem e alguns dados relevantes para uma boa compreensão da nossa língua, trazendo conceitos e fazendo uma analise mais profunda sobre a aquisição da escrita.
Conforme especifica alguns autores, como afirma Vygotsky, onde ele enfatiza os signos a partir dos gestos, pautado em aprendizagem, no âmbito cientifico.

Palavras chaves: Língua, linguagem, escrita.

ABSTRAC

In this academic work we Will be a short apresentation about language and some relevants fails to have a good comprehension on our language, talk over about resons and making a analyse about write acquisition.
According to ideas a coaple of writers like Vygotsky, whose He emphosize the signs from this, According to schooling according to the scientific study.

Key words: Language, language, writing


INTRODUÇÃO

Durante anos o homem procurou saber como era processada a linguagem e em que zona do celebro era envolvida no processamento da linguagem, a intensificação do estudo científico da língua vieram ajudar a conhecer a origem da linguagem, neste artigo faremos uma breve abordagem sobre a linguagem priorizando a aquisição da escrita, tal pesquisa tem de suma importância para os estudiosos visto que o estudo da linguagem infantil através dos tempos vem se modificando, tornando se um grande desafio para a ciência.

1 - FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Com o passar dos tempos surgi às primeiras mudanças importantes a respeito da maneira de compreender os processos de aquisição da linguagem oral e escrita da criança, pois não havia um estudo mais profundo da linguagem infantil ocupava-se somente do léxico, isto é da quantidade de palavras e das variedades de palavras utilizadas pela criança. A aquisição da linguagem da época era o modelo tradicional associacionista que tinha como teoria a imitação e o reforço. Segundo Saussure considera "a língua como um sistema de signos formados pela união do sentido e da imagem acústica"
Neste sentido tal argumento revela que, para ele a linguagem está globalizada em um sistema de símbolos que ele chama de signos podendo se chamar semiótica, pois é um estudo mais profundo da linguagem que serve de meio de comunicação de idéia ou sentimentos. Os elementos que constituí a linguagem são: gestos, sinais sons, símbolos ou palavras, usados para representar, idéias, significados e pensamentos. Haja vista, que somente o homem possui a capacidade de ser criativo tendo linguagem verbal.
De acordo com Geraldi (1993), "a linguagem como tema de estudo ou alvo educativo requer a consideração de seus três eixos fundamentais: a língua, a fala (ou escrita) e a interlocução possibilitando o efetivo aprendizado lingüístico, indicadores indispensável para o avanço do homem".
A partir do autor verifica-se que a linguagem é um fator primordial da língua humana no ato da comunicação.

2 ? Aquisição da Escrita

De acordo com Luria um dos seguidores de Vygotsky, a criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada individuo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, do ser humano como um todo, pois todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para a formação de um ser que se completa a cada dia.
Segundo então os fundamentos de Vygotsky, o desenvolvimento de aquisição da linguagem escrita constitui do sistema de símbolos e signos visuais, o brinquedo, o desenho, que compreende a fala e apontando este aprendizado implicações desses elementos na pratica pedagógica, representa um grande avanço no desenvolvimento da pessoa, onde começa muito antes da criança entrar na sala.
Veremos agora cada um dos processos que é fundamental para aquisição da escrita segundo o autor.

2.1 ? Gestos e Signos Visuais

A criança projeta gestos que podem conter a futura escrita, simples gestos, no ar e mostram que os gestos figurativos denotam simplesmente a reprodução de um signo gráfico, por outro lado, os signos são a fixação de gestos. Existem momentos em que os gestos estão ligados a origem dos signos escritos, um deles é o rabisco da criança. Elas usam a dramatização, demonstrado por gestos que deveriam mostra por desenho e o lápis apenas ajuda na representação do gesto indicativo.



2.2 - O brinquedo

Nesta segunda fase utiliza os objetos nas suas brincadeiras para denotar outros, a chave de toda função simbólica do brinquedo das crianças. Desta forma utiliza-se simbolicamente no brinquedo atividades imaginaria que gostaria de realizar de fato, mas naquele momento seria impossível. Por exemplo, o garoto transforma um cabo de vassoura em um cavalo e sai galopando.

2.3 ? Desenho

A terceira fase começa quando a linguagem falada já teve grande progresso, auxiliando na interpretação dos desenhos, desenham apenas na memória, não desenham o que vem, mas sim o que conhece, tem por base a linguagem verbal que é o primeiro estagio do desenvolvimento da escrita. Em seus experimentos Luria Constata que quando a criança fala e anota, na hora de lembrar, ao menos da sentença, como se não tivesse escrito, pois nessa etapa a criança não faz o mínimo de esforço de lembrar, confiando totalmente em suas anotações que se encarregariam das recordações. Em outro experimento a criança se lembra de todas as sentenças, sem esforço gráfico. A criança fixa e relembra não registra para depois ler, os rabiscos não são utilizados.

2.4 ? Signos

Os signos têm a finalidade de representar a nossa fala e não o mundo material. Por exemplo, quando escrevemos a palavra lua automaticamente vem em nossas mentes à imagem real dela.
Para torna a escrita objetiva a criança deve desenvolver este signo na memória para adquirir, mas conhecimentos, passando por um de transição em que os signos primários diferenciados tornar-se-iam signos com significados próprios da criança a função psicológica do signo. O desenvolvimento interior da criança envolve a assimilação do mecanismo da escrita simbólica.

CONSIDERÕES FINAIS

Esta pesquisa é de grande importância para o conhecimento das etapas que a criança percorre para adquiri a linguagem escrita segundo o qual Vigotsky defende e para que nos futuros educadores possamos refletir e adquirir mais conhecimentos.

REFERÊNCIAS

VYGOTSKY, Lev S. ? Pensamento e linguagem, Lisboa, Antídoto, 1979.
VYGOTSKY, l.S. Formação Social da Mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1988.
- LURIA, Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, 2 ed. S.Paulo, Ed. Ícone/EDUSP
.1988, p.21-37
Autor: Marilene Pantoja


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