JOGOS ELETRÔNICOS E EDUCAÇÃO



Introdução
Considerando os avanços tecnológicos na humanidade em vários setores e como estes avanços passam a fazer parte de nossas vidas sejam nos momentos de lazer ou de trabalho, vemos o quanto se torna cada vez mais indispensável a nossa apropriação dessas tecnologias para que possamos compreendê-las e utilizá-las em tempo real, para assim poder interagir com as demais pessoas ao nosso redor sem ficar para trás. Como o tema "tecnologia" é muito abrangente, iremos nos concentrar na influência dos jogos eletrônicos sob a educação, afinal eles podem ser vistos como aliados ou inimigos dos professores e de que forma isso ocorre?
Fazendo uma breve retrospectiva, temos que o primeiro jogo eletrônico inventado foi o "Tennis Programming" de Willy Higinbothan em 1958, Nova York, a parti daí foram surgindo outros jogos como "Spacewar"(1962), "Chasing" patenteado como "Brown box(1967). No início da década de 70 temos "Computer Space" e neste mesmo período surge a Atari de Nolan Bushnell (1972). Com o surgimento da Atari, os jogos eletrônicos ganharam mais espaço e adeptos, surgiram então outras empresas como Matel Intellivision (1980), a Coleco Vision (1982), a MSX (1983), a Nitendo (1985), a Sega (1986), e a Playstation/Sony (1994).
Como podemos observar já são 52 anos de existência dos jogos eletrônicos e o avanço da tecnologia contribui para o seu aperfeiçoamento quanto à imagem, definição e semelhança com a realidade.
Segundo krüger e Cruz (2001), o que alimenta o fascínio pelos jogos eletrônicos é a possibilidade de interação do jogador com o jogo, além de estarem aliados ao grau de realismo que eles possuem, outro ponto é que ele permite o desenvolvimento criativo, intelectual e estético dos jogadores, utilização e estimulação do humor que motiva mais a criança, principalmente nos de simulação onde não há um vencedor, e por último, o jogador sozinho ou em grupo, cria cenários e ações complexas, testando todas as hipóteses possíveis sobre o mundo em que vive, na perspectiva de resolver os problemas que encontram no jogo e que podem encontrar no seu dia-a-dia.

O Público Alvo dos Jogos Eletrônicos
Já foi o tempo de achar que jogos eletrônicos era coisa de menino, apesar de serem eles os maiores adeptos. As indústrias subdividem as categorias dos jogos em ação, esporte, estratégia, lutas, RPG, e os de simulação o que diante desta realidade e variedade foi possível conquistar mais adeptos, já existe, por exemplo, uma grande variedade de jogos destinados as meninas e também aos adultos. A partir da expansão da internet, ficou mais fácil o acesso a esses jogos, podendo ser encontrados vários sites com jogos online ou para download para todo o gosto e todas as idades. Não se faz mais necessário ter em casa um Playstation 3 se divertir com os jogos, hoje temos as lan houses que muitas vezes são freqüentadas por grupos de amigos para jogar em rede e em grupo.

Autor: Ana Cláudia Dos Anjos Carvalho


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