O TEATRO NO SÉCULO XVII EM MATO GROSSO



O TEATRO NO SÉCULO XVII EM MATO GROSSO

Ao contrário da poesia e do romance que foram penetrando lentamente no Estado, o teatro apareceu em escala bem maior. Isto, graças ao, já, bom nível cultural e o gosto do povo pelo lazer que a vida proporciona. Como disse Steinen, cuiabá era uma cidade de festa, de alegria e muito social.

Já em 1722, com a chegada do capitão-general Luis de Albuquerque de Melo P. e Cáceres, houve apresentação de comédias. Portanto o teatro iniciou cedo em Mato Grosso, em precárias condições.

Segundo Barbosa de Sá, em 1729 foram apresentadas duas peças teatrais de certo valor e outras menores. A partir dessa data, o teatro expandiu muito, chegando ao final do século XVIII com a apresentação de 80 peças.

Quase todas as peças eram ou tinham influências portuguesas.

Em 1763 houve uma grande festa para comemorar o nascimento do neto do rei Dom José. No programa constava a apresentação de óperas e comédias.

Em 1772, na posse do capitão general Luis de Albuquerque, houve muitos festejos e a apresentação de comédias.

Em 1785 foram apresentadas em Casalvasco ( Perto de Vila Bela), duas peças de Antônio José, "O judeu" ( escritor brasileiro que, indo jovem para Portugal, tornou-se lá um dos maiores teatrólogos portugueses). E foi representada aqui, uma de suas melhores obras: "O Alecrim e a Manjeroma".

Durante o governo de Luis de Albuquerque, pelo menos duas vezes por ano havia representações: nas comemorações de Santo Antônio e no aniversário do monarca.

Em 1790, houve várias festas em Cuiabá, época do natalício do ouvidor Diogo de Toledo Lara Ordonhês. No programa constava a apresentação de várias peças teatrais: "Aspázia na Síria", "Ourene Perseguida e Triunfante", "Saloio cidadão", "Ignez de Castro" - grande obra da literatura dramática portuguesa e muitas outras peças.

Em 1796, foram representadas 6 peças, por ocasião da chegada do capitão general Caetano Pinto de Miranda.

E assim houve representações diversas nas passagens de datas santificadas e comemorativas e nas chegadas de capitães generais.

Em 1827 iniciou-se a construção de uma casa teatral em Mato Grosso. Em 1894 a casa desabou e somente em 1981, 87 anos depois é que foi construído o teatro novamente, desta vez na Universidade Federal de Mato Grosso.










Autor: Henrique Araújo


Artigos Relacionados


A Imprensa Antiga Em Mato Grosso

Os Cronistas Na Literatura Mato-grossense

Teatro - Uma Forma De Vida

O Mais Querido Do Ms

Feliz Aniversario

To Em Cena X Escola Francesa De Comunicação

Turismo Em Mato Grosso