A IMPRENSA ANTIGA EM MATO GROSSO



A IMPRENSA ANTIGA EM MATO GROSSO

Antes de 1808 era proibida a edição de livros, jornais e revistas no Brasil. Todo o material proveniente de indústria, deveria ser confeccionado em Portugal ou em um país por ele credenciado. Daí todas as obras produzidas em Mato Grosso ficarem em manuscritos ou eram impressas clandestinamente ou no Paraguai ou em Portugal.

Em 1706 houve uma tentativa para se publicar alguma coisa em Pernambuco e mais tarde outra tentativa no Rio, porém ambas foram barradas pelo governo português.

A 13 de maio de 1808 instalou-se oficialmente a imprensa brasileira: a impressão Régia, criada por D.João VI e em 10 de setembro de 1808 instala-se o primeiro jornal brasileiro: "Gazeta do Rio de Janeiro" e em 14 de maio de 1811 surge o jornal: "Idade D?Ouro". Também em junho de 1808 nasceu o "Correio Brasiliense" primeiro periódico brasileiro.

Mato Grosso estava longe de tudo isto. As notícias eram transmitidas por cartas ou de boca em boca. E assim foi até 1839 quando nasceu o primeiro jornal Mato grossense: " THEMIS MATOGROSSENSE"

AUTORES E OBRAS:
1. José Barbosa de Sá - Bem pouco se sabe sobre este cronista, nem mesmo a data e o local de nascimento. Faleceu em 1776. Foi advogado, provavelmente estudou em Coimbra. Foi o primeiro cronista de Mato Grosso. Seus trabalhos são descritivos e históricos. Pelo inventário, não concluído, observa-se que não possuía muitos bens. Obras: "Crônicas do Cuiabá", "Dados geográficos, cronológicos, políticos e naturais".

2.Joaquim da Costa Siqueira - Foi o segundo cronista e continuador de Barbosa de sá. Nasceu, provavelmente em 1740 ou 1741 em São Paulo e faleceu em 1821. Era de linhagem nobre e bem abastado. Foi capitão de cavalaria e vereador em Cuiabá. Foi juiz das medições e demarcações de sesmarias. Obras: "Compêndio histórico e cronológico das notícias de Cuiabá, repartição de Mato Grosso".

3.Alexandre Rodrigues Ferreira - Nasceu na Bahia em 1756 e faleceu em Lisboa em 1815. Viajou por várias partes do norte do Brasil. Fez levantamentos geográficos e hidrográficos, além de escrever sobre zoologia e botânica. Escritor naturalista. Escreveu muito sobre Mato Grosso e outras regiões.Obras: "Suplementos à Memória dos rios de Mato Grosso", "Roteiros da viagem a Mato Grosso", "Viagem à gruta da onça", "Memórias sobre as febres da capitania de Mato Grosso", "Memórias sobre os índios Iaracurus".

4.Ricardo Franco - Nasceu no Porto (Portugal) em 1748 e faleceu no forte Coimbra em 1809. Foi coronel. Reconstruiu o forte Coimbra e o defendeu honrosamente. Auxiliou Luiz de Albuquerque. Foi governador interino da capitania. Explorou vários afluentes do Rio Amazonas, os campos dos Parecis, cabeceira do Jauru e Juruena, etc.Obras: "Extrato da descrição da capitania de Mato Grosso", "Reflexões sobre a capitania de Mato Grosso", "Diligência ao rio Paraguai", "Navegação do Tapajós para o Pará".



Autor: Henrique Araújo


Artigos Relacionados


Feliz Aniversario

O Mais Querido Do Ms

Hidrografia De Mato Grosso Do Sul

Mato Grosso E A Historiografia Nacional.

Turismo Em Mato Grosso

Informática Educativa No Estado De Mato Grosso

O Teatro No SÉculo Xvii Em Mato Grosso