Estigmas do passado



Estigmas do passado

"Moro num país tropical, abençoado por Deus E bonito por natureza, mas que beleza...", nessa alegre e conhecida canção a imagem do Brasil foi traçada, de forma a esconder suas verdades, mas é certo que o que está oculto deve ser revelado, aquilo que permanece nas sombras volta a ser visível, gritante e aterrador aos olhos mais sensíveis, olhos cansados da exclusão social, da miséria humana perpetrada por um logos contraditório, a razão instrumental capitalista geradora de incertezas e desilusões tem sua parte na culpa, a realidade social nunca antes foi tão miserável.
A História do mundo e do Brasil é explícita: a "civilização" foi construída pela exploração e para a exploração humana, a lógica dos homens não buscou alternativas, o trabalho braçal alcançou seu auge com a escravidão, pois não parecia justo aos homens letrados o simples trabalho físico, isso certamente os embruteceria. Dotados de conhecimento técnico e de meios de produção, não foi tarefa difícil encontrar mão de obra humana, visto que durante todas as épocas históricas sempre foi constante a existência de uma parcela da população vivendo na mais absoluta pobreza. Sem opções, esses carentes de tudo viram-se coagidos ao trabalho forçado e desumano, obrigados a cumprir longas e tortuosas jornadas de trabalho sem a menor garantia de algum tipo de recompensa, não havia garantia de nada, nem da própria vida.
Os donos do poder pouco fizeram em prol da sociedade, vivendo em seu pequeno e precioso mundo não buscaram transformar o país num lugar melhor, buscaram sim a manutenção de seus status, a conservação da riqueza pela exploração num verdadeiro círculo vicioso. Dramas da vida que não foram esquecidos pelo tempo, chegaram com força ao tempo atual, num ímpeto expressivo que agora amedronta que não mais pode ser comportado pelas rédeas da submissão. Os gritos dos miseráveis desconsolados se expressa em violência, os esquecidos e abandonados clamam por justiça, querem agora tudo aquilo que lhes foi negado, que lhes foi arrebatado e jogado ao chão, a situação tornou-se insustentável.
Ação, algo realmente precisa ser feito ou a revolta dos miseráveis tornar-se-á revolução violenta, não será pacífica, recairá sobre todos, culpados e inocentes envoltos no caos que poderia ter sido evitado. Não há mais tempo a se perder, os erros do passado precisam ser desfeitos e recompensados, a história da exploração precisa ser reescrita focada agora na dignidade humana, fincada na emancipação dos homens tolhidos de seus direitos mais primários que jamais esqueceram o estigma do passado.
"A tradição é a personalidade dos imbecis" ? Albert Einstein
Autor: Marcos Anníbal


Artigos Relacionados


CrÔnicas Do Cotidiano(2)

A Patologia Dos Ricos Brasileiros

Trabalho Infantil No Brasil

Poluição Urbana Tendo Como Base A Cidade De Juiz De Fora

ExploraÇÃo Sexual Infantil

A Miséria Dos Ricos

A Dominação Das Empresas Sobre A Vida E Mentalidade Dos Trabalhadores Brasileiros.