PIRATARIA NO BRASIL ? CRIME OU SAÍDA ?!



Não venho aqui fazer apologia sobre a pirataria e nem tenho a pretensão de querer dizer que essas são as principais razões pelas quais acho que ela é tão ?popular? por aqui.
A pirataria de CD e DVD são discutidas há muito tempo e se tornou um grande desafio para as autoridades. Os políticos falam que gera desemprego. Acho que isso ocorre pelo contrário... Alguém já viu um vendedor de CD pirata andar de BMW? Tal comércio, só existe pela falta de oportunidades de emprego e geração de rendas, tanto para os que vendem quanto para os que compram. Esse fato e causado pela incapacidade do governo de gerar a economia do nosso País. E sinceramente?! Em minha opinião isso só acabará quando os preços baixarem.
Tudo bem que isso não vai acabar ou até acabe quando eu estiver de bengalinha com meus netos. Pode ser não é?!Não estou sendo pessimista muito pelo contrário, gostaria que tudo em meu país melhorasse, pois ainda terei meus filhos e quero deixar para eles um lugar melhor. Mas os resultados num todo não me agradam. Hoje vi uma Reportagem no Jornal Nacional sobre a Pirataria no Brasil. Luiz Paulo Barreto, secretário-executivo do Ministério da Justiça, afirmou que "R$ 30 bilhões por ano deixam de ser arrecadados em impostos em razão da pirataria". Será que se os Impostos de Produtos fossem mais baixos (e mais justos, é claro) haveria menos pirataria no país e mais produtos originais fossem adquiridos em lojas normais? Assim, teoricamente seria possível até aumentar a receita com impostos. Se o imposto é menor, o produto é mais barato, mais pessoas compram mais impostos são pagos.
E mais, segundo a pesquisa feita pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro, 93% dos consumidores adquirem produtos piratas devido ao baixo preço.
Será que isso não é um indicativo de que a população não tem dinheiro suficiente para comprar produtos originais e prefere gastá-lo com produtos de necessidade primária, como saúde e alimentação já que o governo não fornece isso para o cidadão? Será que isso não se torna evidente, já que eles concluíram que a pirataria é a forma de subsistência de muitos cidadãos?
Eu fico espantando com a forma com que o Jornal Nacional simplifica de tal modo a apontar a PIRATARIA como uma culpa pela falta de emprego, ao invés de apontá-la como uma conseqüência do andar da economia.A venda de produtos falsificados se tornou uma forma de subsistência para muitos brasileiros, mas os lucros desse comércio ilegal são para poucos.
Já os prejuízos, de todo o país. Segundo o Ministério da Justiça, por causa da pirataria o Brasil deixa de criar dois milhões de empregos formais por ano. Os dados foram apresentados pelo Conselho Nacional de combate à pirataria com base numa pesquisa da Universidade de Campinas e mostram que o produto ilegal atrapalha a economia brasileira. "R$ 30 bilhões por ano deixam de ser arrecadados em impostos em razão da pirataria. Não é um exagero você dizer que ao comprar um produto pirata, a pessoa pode estar provocando o desemprego de um familiar", analisa Luiz Paulo Barreto, secretário-executivo do Ministério da Justiça. Numa loja de tênis, o número de funcionários poderia ser maior se não fosse a concorrência desleal da pirataria. "Em determinados momentos já tive que dar uma segurada na contratação. Ela realmente tira uma fatia do nosso comércio", comenta o vendedor William Duarte.
Autor: Antonio Bocardo


Artigos Relacionados


A Indústria Fonográfica Brasileira E Sua Estratégia De Marketing No Combate à Pirataria

Como Combater A Pirataria Com Eficiência

Ondas Da Globalização

Pirataria

Por Que Colecionamos Dvd?

Tributo De Importação Sobre Jogos Eletrônicos

Por Que Colecionamos Dvd?