Leite Materno e Saúde



A busca pela saúde e melhoria da qualidade de vida faz com que, na atualidade, a prática do aleitamento materno seja bastante divulgada e incentivada, através dos serviços de saúde e pelos meios de comunicação.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a alimentação, exclusiva pelo leite materno, deva prosseguir até os seis meses de vida. Após este período o leite deve servir de complemento alimentar da criança até os dois anos. Mas, ainda hoje, persistem mitos e crenças populares que influenciam negativamente na prática da amamentação, prejudicando a nutrição e o desenvolvimento adequados na infância.
O leite materno é fundamental, tendo em vista as necessidades nutricionais e as particularidades fisiológicas do metabolismo do bebê. Ele hidrata (não há necessidade da ingestão de água ou qualquer outro tipo de líquido) e apresenta inúmeros fatores que protegem e promovem o crescimento e desenvolvimento adequados: É composto por vitaminas, sais minerais, gordura insaturada, ácidos graxos, açúcar e água, possui uma melhor digestibilidade devido a sua composição química balanceada e pela ausência de fenômenos alergênicos.
O Leite materno ainda atua no sistema imune, transmitindo ao bebê anticorpos da mãe, como uma vacina natural, o que, no caso de recém-nascidos prematuros, é fundamental para a sua sobrevivência, já que estes bebês ainda não possuem as defesas naturais do seu corpo desenvolvidas.
Os bebês que são amamentados exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida apresentam menor número de otites, infecções respiratórias e gastroentéricas, menor índice de mortalidade e de doenças crônicas, do que aqueles que são amamentados artificialmente. O uso do leite humano diminui o risco de hospitalização no decorrer do primeiro ano de vida das crianças. Além de todos estes benefícios nutricionais o leite humano favorece também os aspectos psicológicos e emocionais por estabelecer um vínculo entre a mãe e seu bebê, promovendo assim, uma qualidade de vida satisfatória para a criança.

Autor: Maylu Souza


Artigos Relacionados


Amamentação

Aleitamento Materno

O Sentimento Materno No Processo De Amamentação: O Papel Do Profissional De Enfermagem Nessa Prática

Banco De Leite Visando A Redução Da Mortalidade Infantil

A Importância Do Aleitamento Materno Para O Recém-nascido

A Importância Da Amamentação Nas Primeiras Horas De Vida Do Récem-nascido

Amamentação E Seus Benefícios