ORIGAMI: U MA ARTE NO ESTUDO DAS RETAS E ÂNGULOS .
Diante das dificuldades encontradas em ensinar matemática, estudos e pesquisas revelam que o uso de novos recursos nas aulas trazem estímulos para desenvolver uma multiplicidade de significados para cada noção matemática. Com isso, considerando que o Origami é uma técnica de ensino dinâmica, onde o aluno pode construir através da arte Origami seu próprio conhecimento, pretendemos com este trabalho desenvolver o Origami como uma ferramenta que auxilie no processo de ensino e aprendizagem da geometria, mas precisamente no estudo de retas e ângulos, assim como demonstrar algumas de suas propriedades através de estudos e pesquisas em livros, documentos, sites (Internet), etc., pois, utilizandose do método lúdico explorado através do Origami teremos um ambiente de aprendizagem muito mais rico e inovador, no capítulo 1 deste trabalho, iremos mostrar como surgiu a arte do Origami, fazendo um estudo desde o seu começo na história, passando pelo seu desenvolvimento em vários países, inclusive no Brasil, até os dias atuais. Abordaremos ainda neste capitulo, como o Origami foi utilizado como instrumento na educação, destacando o seu aproveitamento no ensino da geometria construída através de régua e compasso.
Autor: Thiago Leonardo Bastos
Artigos Relacionados
Origamis
Interdisciplinaridade E Contextualização No Ensino De Geometria: O Número De Ouro E A Divina Proporção
Relato Da Aula De Matemática,brincando De Apipa Também Se Apeende Geometria Na Eja
O Ensino Da Geometria Em Escolas Estaduais E Municipais .
A Matemática E Os Mosaicos
Xadrez No Ensino Da MatemÁtica: Uma ExperiÊncia De Ensino
A Importância Da Matemática Para A Formação Das Pessoas