A Economia como instrumento de uma sociedade justa.



Viver em uma sociedade na qual não se tenha uma realidade tão desleal como a em que vivemos hoje, como o empresário que contrasta com o mendigo pedindo esmolas na porta da igreja, é o sonho da maioria das pessoas. Infelizmente a discriminação está presente nas diferentes camadas sociais que se referem a padrões e qualidade de vida das pessoas, onde uma parcela possui amplas oportunidades e glamour e outra dificuldades e pobreza.
De um lado estão as pessoas da camada social lhes permite usufruir de um padrão de conforto e de facilidade na busca de seus ideais, fazendo com que, muitas vezes, criem um pensamento de superioridade e acreditam serem melhores que as outras podendo subordiná-las. De outro, estão pessoas mais carentes, onde as oportunidades são mais escassas e os privilégios são expostos de forma precária e geralmente não estão ao alcance de todos. O trabalho, a violência e a mortalidade infantil têm os índices mais elevados nessa camada social.
Embora a economia tenha crescido bastante nos últimos anos no Brasil, ainda não é suficiente para suprir a demanda de emprego para todos. Os que estão mais bem preparados, principalmente ocupantes das classes sociais mais elevadas, onde as oportunidades de ensino de qualidade é mais presente, saem na frente pela em busca da tão sonhada vaga. Por outro lado, os menos favorecidos, tem maiores dificuldades na busca do seu sonho.
Há dois dias (02/06), os brasileiros atingiram a marca de R$ 500 bilhões de impostos pagos somente este ano¹ , registro feito pelo "Impostômetro" da Associação Comercial de São Paulo. Há quem defenda a cobrança de impostos para financiar o Estado, como disse o nosso Presidente. Mas pergunto: como financiar o Estado se o dinheiro não chega onde deveria?. Se a arrecadação dos impostos pagos pelos contribuintes fosse melhor distribuída, para fins sociais, educacionais, o atual contraste em que vivemos iria certamente diminuir. A economia nacional está de vento em popa, porém o seu destino ainda precisa ser revisto.
O Brasil é o campeão em desigualdade social na América Latina² , é o que mostra um estudo da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Então, se quisermos que nossa sociedade seja mais digna, mais justa para todos, faz-se necessário a melhor avaliação e distribuição da arrecadação dos impostos.




_______________
¹ http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/06/os-brasileiros-ja-pagaram-r-500-bilhoes-em-impostos-este-ano.html
² http://glaucocortez.com/2010/02/22/brasil-continua-campeao-em-desigualdade-social-diz-estudo-da-comissao-economica-para-a-america-latina-cepal/

Autor: Tiago Damian


Artigos Relacionados


Carga Tributária No Brasil é A Segunda Maior Da América Latina

As Desigualdades Sociais Na AmÉrica

DefiniÇÃo De ServiÇo Social - O Debate Da Fits Na AmÉrica Latina E Caribe

A Desigualdade Social Gerando Instrangeirismo

Impostos

Concentração De Renda E Brasil

Desigualdade Econômica, Um Problema Nacional