DIVISÃO DA PROSA E DO VERSO



DIVISÕES DA PROSA E DO VERSO

Tanto a prosa como a poesia possuem inúmeras divisões e subdivisões. Algumas destas partes já não se usam mais, outras ainda estão em pleno andamento. Com a modernidade muitas destas partes mudaram muito e se diferenciam dos conceitos antigos. Vamos mostrar todas as divisões e subdivisões da prosa e da poesia, porém iremos estudar somente as mais importantes e que estão em uso.


histórico
psicológico
Romance policial
de aventuras
de costumes

novela
narrativo conto
fábula

apólogo - história
crônica - memórias

oratória sagrada(sermão)
oratória forense(advogado)
PROSA oratório oratória política
oratória acadêmica

drama
dramático comédia
tragédia

epistolar epístola

crítica
didático ensaio
tratado

polêmico polêmica

soneto - canção - hino
lírico elegia - balada - ode
balada - epitalâmio

épico epopéia
poema épico
VERSO
dramático comédia
tragédia
drama

sátira
satírico epigrama
fábula

2.1.ROMANCE:

É a descrição longa de ações e sentimentos de personagens fictícios, transpondo a vida para um plano artístico de modo a compor uma história. O romance, no entanto, pode ser de vários tipos, como o histórico, por exemplo, em que personagens fictícios se juntam a personagens reais; o policial; de aventuras, o psicológico, no qual a trama envolve aspectos subjetivos dos personagens; e o de costumes, também chamados romances sociais, onde aparece o comportamento de uma sociedade, prevalecendo o ponto de vista moral. Ex: "O tempo e o Vento" de Érico Veríssimo é um romance histórico, "Vidas Secas" de Graciliano Ramos é um romance de aventuras, "Senhora" de José de Alencar é um romance de costumes.

O romance é composto por cinco partes essenciais:
a)Lugar -Todo fato acontece em um determinado lugar. Ex: uma casa, no mato, na cidade, na fazenda, na lua, etc. Para achar o lugar num texto, formulamos a pergunta: Onde aconteceu?
b)Tempo - Todos os fatos acontecem numa determinada época. Ex: de dia, de noite, no ano passado, ao escurecer, há dois mil anos. Para achar o tempo num texto, formulamos a pergunta: Quando aconteceu?
c)Enredo: é a história em si, como os fatos aconteceram, a sucessão de idéias formando um todo. Para saber o resumo do enredo, fazemos a pergunta: O que aconteceu?
d)Ação - é como os fatos vão acontecendo, a maneira como uma coisa vai-se encaixando na outra. Para saber o resumo da ação, fazemos a pergunta: Como aconteceu?
e)Personagens - São os elementos vitais do enredo. Podem ser pessoas, animais ou coisas. Para saber os personagens em um texto, fazemos a pergunta: Com quem aconteceu?

Além disso nós temos o clímax de um texto que é o ponto máximo onde chega a narrativa. Chegando a este ponto máximo, a história começa a caminhar para o fim. O ponto máximo em Romeu e Julieta, por exemplo, é quando a moça acorda do sonífero e vê Romeu morto e acaba se matando também. Dizemos que todo romance possui, portanto um triângulo:



clímax


início fim

2.2.CONTO:

É uma narrativa curta com todos os elementos do romance em escala reduzida. No conto pode haver descrição e diálogo entre os personagens. O assunto se desenvolve dentro de um pequeno enredo, sendo percebido o tema central. Alguns elementos do romance podem não existir no conto como: tempo, lugar e até mesmo o enredo. Os fatos são em menor escala e enfoca um tema só. A diferença básica entre o conto e o romance é que o conto narra um único conflito, ao passo que o romance explora vários conflitos. Isto não significa que um conto tem apenas duas ou três páginas. A obra, geralmente é curta sim, mas pode existir contos longos, com mais de cem páginas. Um bom exemplo disso é a obra:"O Alienista" de Machado de Assis. Não é um romance porque enfoca apenas um problema que é a loucura, mas a obra é um pouco grande. A obra: "Vidas Secas" de Graciliano Ramos é um romance, com capítulos desmontáveis, formando vários contos. É um bom exemplo para ser discutido.

2.3.CRÔNICA:

É o texto onde encontramos a comunicação mais direta. É um breve flagrante do cotidiano. Enfoca um fato do momento. A narração é seu aspecto dominante, sendo a descrição e a dissertação, praticamente inexistentes. As personagens se reduzem apenas ao fato atual, não se aprofundando a nenhuma delas. O mesmo acontece com o lugar, o tempo. O elemento mais importante é o enredo, pois dele é que se transmitirá a notícia. Com o avanço dos noticiários do rádio, da tv e impressos, as crônicas assumiram o papel da escrita mais importante da atualidade. Nenhum outro tipo de escrita é mais importante que a crônica, no momento atual.

2.4.DRAMA, TRAGÉDIA E COMÉDIA:

Os três são importantes no momento atual, já que os três estão ligados ao diálogo e portanto ao teatro, ao cinema, a televisão.

O Drama é a designação de um texto dialogado em que o cômico pode misturar-se com o trágico. No drama pode ocorrer também a forma de monólogo - um ator apenas em cena. Ele conversa consigo mesmo.

A comédia é um texto teatral em que predomina a sátira e a graça. Aqui os atores podem tratar de coisas sérias, mas com deboche, com graça, com palhaçadas.

A tragédia é um texto que infunde terror e piedade, cujo desfecho em geral é um acontecimento funesto e marcado pela fatalidade. Estes textos foram muito comuns na Grécia antiga e também em Roma. Este tipo de texto praticamente desapareceu em nossos dias.

2.5.SONETO:

É um poema formado por dois quartetos e dois tercetos. Possui forma fixa. Costuma-se dizer que o soneto é a forma poética vestida de fraque , porque além de difícil pela ordenação a que está sujeita, exige o fecho de ouro, que é o final cativante e surpreendente dentro do tema. Diz-se que o último verso deste poema é o resumo do poema inteiro. Esta última norma já não está sendo seguida atualmente.

A origem do soneto data do século XII na Itália. Seu criador foi o poeta Petrarca. Tivemos muitos seguidores em todo o mundo. É o único tipo de poema feito por todos os poetas do mundo inteiro em todas as correntes literárias. No Brasil tivemos ótimos sonetistas e ainda existem muitos deles.

2.6.SÁTIRA:

É um tipo de poema que consiste em mostrar certos defeitos das pessoas e acontecimentos do momento. É um deboche que fazemos de alguém ou de uma situação. Esta gozação pode ser diretamente à pessoa ou ao fato, porém, para não haver problemas, os poetas preferem a sátira indireta. Em Portugal tivemos Bocage que é considerado o mais satírico de lá e no Brasil tivemos Gregório de Matos que perturbou muita gente na Bahia com suas sátiras diretas. É o melhor poeta satírico do Brasil.


Autor: Henrique Araújo


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