Resenha: A Pobreza dos Ricos



Ser rico é sem dúvida o grande desejo da maioria das pessoas, pois dessa forma conseguiriam resolver e conquistar tudo o que quiserem. Porém há um lado negativo que não é percebido pela maioria, e sim por pessoas cujo olhar perante a sociedade é sensível. É que o rico no Brasil, é pobre. Apesar de ser um paradoxo, é uma grande realidade.

Os ricos possuem muito dinheiro, mas não o suficiente para garantir sua própria segurança e bem estar.

Compram carros belíssimos com o intuito de se exibir, mas não pode fazê-lo, pois precisa se esconder atrás de películas escuras para que não seja visto. Além do gasto para adquirir tal bem, gasta muito mais para blindar, acreditando que dessa forma se livra de assaltos e seqüestros.

Constroem exuberantes casas, mas a escondem por trás de muralhas e cercas elétricas, câmeras em todos os cantos e cômodos da casa, sem direito de privacidade, compra cães e contratam seguranças e muitas vezes dormem com a pistola embaixo do travesseiro, isso é, quando conseguem dormir, pois o pavor da violência causa insônia, e como se não bastasse a violência, os negócios da empresa também o atormenta tirando-lhe o sono. Pobres ricos! São prisioneiros de si mesmo.

Quando estão doentes, não se preocupam com o quanto vão desembolsar para adquirir o medicamento que lhe restaurará a saúde. Se for o caso, na mesma hora vai para o exterior fazer o melhor tratamento com o mais renomado especialista. Mas coitado, jamais poderá pagar por um remédio cuja doença não tem cura, afinal por mais avançada que esteja a medicina, ela é limitada.

Esses ricos são pessoas tão ocupadas, falam de negócios, comem negócios, respiram negócios, vivem em prol dos negócios. Enfim os negócios estão sempre em primeiro plano e esquecem-se da família. Jogam os filhos nas mãos de estranhos e com a maior facilidade paga-os para realizar tal tarefa.

A pobreza desses ricos está simplesmente na falta de sensibilidade. São pessoas materialistas, querem cada vez mais enriquecer não se importando com a pobreza que assola o seu país.
Todos os dias passam por pessoas de pele e olhos encardidos, cabelos queimados do sol, pés largos e rachados, vestimentas simples e baratas; mas não consegue enxergá-los, seus olhos parecem programados para detectar apenas pessoas de sua classe social.

Infelizes ricos pobres! Se quiserem ser realmente felizes precisam aprender com os pobres a verdadeira riqueza da vida. O primeiro passo é aceitar e respeitar as pessoas menos favorecidas, dando-lhes oportunidades de se desenvolver. Para que possam ter a oportunidade de ter um ensino gratuito de qualidade, deixar de se alimentar dos restos que são jogados no lixo, e ter ao menos três refeições diárias, reconhecer neles suas capacidades intelectuais que fôra tão sufocada com a discriminação e humilhação. Afinal de contas criatividade é o ponto forte do pobre deste Brasil que precisa se virar nesse mundo de meu Deus para não ser devorado vivo frente à globalização.

Ser pobre para um pobre é só questão de falta de dinheiro, isso não exclui a grandeza, o amor, a solidariedade e a compaixão existente no coração desse povo que conhece tão de perto o lado podre desse mundo cruel.

Ser pobre sendo rico é sem dúvida uma vergonha, é o último estágio que como um câncer vai tomando conta, se enraizando até tombar sem vida todo um corpo.
Autor: Arleide Aparecida Da Silva


Artigos Relacionados


Brasil, Um País ''podre'' De Ricos!

A Pobreza Dos Ricos Brasileiros

A Pobreza Dos Ricos

A Verdade Do Brasil

Resumo: A Pobreza Dos Ricos

O Prazer Do Rico

A Pobreza Dos Ricos (os Instrangeiros - Cristovam Buarque)