Competências e Habilidades do Professor Atual.



CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LETO SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO DA BIOLOGIA ? Universidade Gama Filho-UGF/CETEB

DISCIPLINA: Iniciação Científica em Ciências e Bio p/ alunos do Ens. Fund. e Médio
Tutor: Miriam Gontijo Moraes Pereira
Aluna: Márcia Amélia Gaspar Matos
Cidade/UF: São Luís / MA
Telefones: (98) 3223-9213 / 9604-1464 Data: 17/01/2010
Atividade nº. 03 ? Com base no quadro de competências a serem mobilizadas pelo professor para a elaboração da transposição didática, presente no capítulo III, elabore um relato que demonstre estas competências em ação.


É preciso olhar o mundo, conhecer os fenômenos de modo integrado, inter-relacionado e dinâmico. Desta maneira, o professor deve proporcionar competências e habilidades que busquem a contextualização, como por exemplo, entender que a degradação do meio ambiente se tornou um problema social, político, educacional, de saúde pública e precisa ser relacionado com diferentes tipos de conhecimento, quer seja biológico, químico, físico, enfim em diversas áreas do saber.
O conhecimento escolar deve estar muito próximo aos contextos presentes na vida pessoal do aluno e no mundo no qual ele transita, assim o conhecimento terá mais significado, sempre desenvolvendo um trabalho relacionado com as outras disciplinas, por exemplo, a evolução biológica do ser humano deve ser contextualizada com a evolução social, tecnológica e psíquica para demonstração que a evolução não ocorre apenas em uma área de conhecimento e sim em todas.
A utilização de novas linguagens e tecnologias é de suma importância nas escolas atuais, já que os jovens alunos estão cada vez mais espertos e ligados a práticas relacionadas com a Internet por exemplo, então levá-los a um laboratório de informática e utilizar essas ferramentas para contribuição das aulas é de extrema relevância, pois os alunos vão se interessar muito mais pelo assunto e conseqüentemente aprender. É tão interessante ministrar uma aula de ciclos da natureza por exemplo e mostrar aos alunos animações que são proporcionadas pela Internet de como esses ciclos acontecem.
É interessante também fazer leitura de textos atuais relacionados com a nossa disciplina e interpretá-los junto com os alunos utilizando várias maneiras como debates, discussões e outras formas de interação e conhecimentos socializados.
O professor precisa estimular o alunado a realizar projetos no ambiente escolar e que leve a sociedade a um conhecimento proporcionado pelas próprias pessoas da comunidade que estudam na escola, mostrar que a função dessa escola é também desenvolver e contribuir com o mundo científico, tecnológico e social.
É tarefa do educador , todos os dias, de qualquer modo, de todos os jeitos, formar o jovem para ser sujeito, protagonista da sua história. Educar o jovem cidadão paraser melhor como gente, desenvolver sua humanidade, sua espiritualidade formando-o para participar ativamente do processo de transformação social (Silveira, Regina).


















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO. A D. Novas Metodologias em Educação. Coleção Educação. São Paulo, Porto Editora, 1995.
FREIRE, Paulo. Formar Professores é um Ato Político. Roda Viva. V.1,n 3, 1989.
SEVERINO, A . J. O compromisso dos educadores com os interdisciplinar: A exigência da teoria e da prática. In. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Vozes,1995.
SCHON, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. IN: NÓVOA Antônio ( coord) Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote. 1992.


Autor: Marcia Gaspar Matos


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