Combatendo a Fome



São inúmeros os problemas que envolvem a fome. Campanhas tentam solucionar o problema, porém a miséria persiste, pois a solução depende de fatores como educação e melhor distribuição de renda, que serão facilmente alcançados se houver empenho das autoridades em mudar a situação.

Má distribuição de renda. Ofertas de emprego e profissionais desqualificados. Famílias vivendo em condições sub-humanas. Esses são alguns dos graves problemas enfrentados por uma sociedade que desperdiça alimentos e, ao mesmo tempo, vê milhares de pessoas morrendo de fome todos os dias.

Inúmeras são as razões que levam o país a exportar alimentos de qualidade para outros países, motivos que não justificam o desperdício de alimentos e a falta de comida para as famílias que não conseguem suprir as necessidades de alimentação. Falta de planejamento e interesse em melhorar a distribuição de alimentos agrava o problema da fome.

Milhares de crianças morrem todos os anos, tomadas por uma infinidade de doenças que partem de um mesmo mal: desnutrição.

Oportunidades de trabalho não existem para quem nunca frequentou uma escola, levando os oprimidos ao subemprego ou à ruas para mendigar. As famílias, por falta de planejamento e informação, crescem progressivamente.

Campanhas sociais tentam amparar os que precisam. Em vão. Saciam a necessidade dos desnutridos durante um período curto de tempo, porém não acabam com a miséria, fazendo das ações de combate à fome um ciclo vicioso.

Quando não se tem como alimentar uma família que, na maioria das vezes, é numerosa, qualquer ajuda é essencial, porém para acabar de vez com a fome, precisa-se de reforma agrária, melhor distribuição de renda, justiça social. A caridade, agindo sozinha, não basta para acabar com a fome no Brasil.

As pessoas beneficiadas pelas campanhas contra a fome, normalmente tachadas pela sociedade como acomodadas, pedem criação de mais empregos, pois querem ter uma moradia própria e poder escolher o que vão comer.

Outro fator relevante é a violência, por meio da qual se obtem facilmente os recursos necessários para aliviar o sofrimento.

Para solucionar esses problemas, são necessárias mudanças em vários aspectos. O principal deles é a educação, direito inegável a qualquer cidadão e indispensável àqueles que desejam ascender socialmente.

É evidente que não é fácil acabar com os fatores que envolvem a fome, porém a sociedade terá mais dignidade se houver empenho dos cidadãos e, principalmente, do governo em mudar a situação atual.
Autor: Renata Santiago


Artigos Relacionados


''esfomeados'' (modernidade Canibal)

Reforma Agrária E Segurança Alimentar

A Realidade Brasileira

Desperdício De Alimentos: Nutrindo A Nossa Desigualdade

A Fome: A Má Distribuição De Alimentos Da Sociedade Atual

África, Fome E Miséria Por Quê?

Fome Em Campos Abundantes