ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN



PATRÍCIA CARNEIRO
PAULA TAYANE1
QUITÉRIA LÍDIA1
RAYANA1
SABRA PROFETA1
EMERSON MAFIA

RESUMO

A Síndrome de Dow já era conhecida como entidade clínica muito antes da trissomia 21 ser descoberta. O número de pessoas portadoras desta síndrome que ocasiona o cromossomo extra tem aumentado significativamente o que leva o familiar responsável a procurar o sistema de saúde para obter maiores informações. O artigo objetiva analisar a assistência de enfermagem ao portador de Síndrome de Dow. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, cujas fontes têm origem em livros científicos da área técnica. Busca-se também analisar a postura do profissional de saúde na assistência ao portador de Síndrome de Dow, além de identificar as técnicas empregadas e conhecer a etiologia, sinais, sintomas e tratamento da doença. O enfermeiro deve oferecer orientações quanto às formas de promoção e prevenção desta síndrome.

PALAVRAS-CHAVE: Síndrome de Dow, assistência, promoção, prevenção.

INTRODUÇÃO

A Síndrome de Dow também conhecida como trissomia do cromossomo 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcial. Recebe esse nome em homenagem a John Langdon Dow pelo qual descreveu a síndrome em 1862. Esta é caracterizada por um conjunto de diferenças na estrutura corporal e está associada à dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico.
Diante disso, levantou-se a problemática de como se dá a assistência de enfermagem ao portador de Síndrome de Dow, partindo do pressuposto de que se o enfermeiro é habilitado no decorrer de sua graduação, então exercerá uma assistência competente e humanizada a esses pacientes.
Assim sendo, esse artigo tem como objetivo geral analisar a postura do profissional de saúde na assistência ao portador de Síndrome de Dow. Além disso, propõe-se investigar o desdobramento dessa questão em objetivos específicos que consistem em analisar a conduta do enfermeiro, identificar as técnicas empregadas e conhecer a prevenção, transmissão, sintomas e tratamento da síndrome abordada.
Nessa perspectiva o presente trabalho se justifica, uma vez que a probabilidade de nascer uma criança com síndrome de Dow aumenta principalmente com a idade da mãe, ou seja, quanto maior a idade maior será a possibilidade de se ter um filho com essa síndrome, sendo a mais prevalente e melhor estudada atualmente. Esse trabalho também oportuniza uma ação educativa com o intuito de orientar sobre a necessidade de prevenção como também do tratamento.
A presente pesquisa apresenta um caráter de relevância social e profissional, já que se busca agregar maiores conhecimentos. Para tanto, entende-se que o processo de construir conhecimento dá a entender que se esse se concretiza por meio de ação partilhada, uma vez que através do outro as relações entre sujeito e objeto do conhecimento se fundam.
Isso remete à reflexão de que o indivíduo não se restringe a si mesmo, nem aos seus interesses, mas na interação com o outro para o processo de construção gradual. Assim, a aprendizagem acontece com a participação ativa em situações interativas.
Para a efetivação dessa proposta de trabalho fez-se a utilização de uma metodologia, já que esta se configura como um conjunto de métodos ou caminhos que serão percorridos na busca de conhecimento.
As idéias aqui apresentadas contam com os pressupostos de estudiosos que abordam a temática que foram extraídas por meio de livros, artigos, monografias. Portanto, é caracterizado por cunho bibliográfico. O material utilizado refere-se ao período de 1999 a 2007, disponível na biblioteca Antônio Balbino de Carvalho da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB.
Autor: Quitéria Lídia Maia


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