Famílias Desiguais



A desigualdade entre brasileiros se torna cada dia mais acentuada. De um lado famílias que desfrutam de boas habitações, de uma boa educação e carros luxuosos. Do outro, famílias que vivem de migalhas, sem direitos e sem educação.
O Brasil, em sua realidade econômica, possui um PIB elevado. No entanto em pleno século XXI o que mais se vê são famílias passando por situações precárias, sem o que comer e tendo que acordar cedo em busca de um emprego ou de algo que possa trazer um sustento para seus familiares. As crianças que nascem nessas famílias castigadas pela desigualdade são as maiores vitimas, pois muitas são obrigadas a trabalhar cedo para ajudar seus pais no sustento da casa. Umas mal freqüentam a escola, outras nem mesmo freqüentam e acabam muitas vezes sendo vitimas de exploração e outros tipos de violência.
Esse país de famílias castigadas pela desigualdade, mesmo tendo crescido economicamente ainda trás legados do tempo da era colonial, como por exemplo, quando os escravos se suas famílias eram propriedades das famílias dos senhores de engenho. É como a desigualdade nos dias de hoje, em que pessoas que pensam menos, que seriam as pessoas ou famílias usurpadas de seus direitos, tornem-se propriedades dos detentores do poder, dos concentradores de renda e daqueles que usam de medidas paliativas para acabar com a desigualdade, ao invés de ações éticas e que favoreçam a sociedade com um todo.

(Artigo publicado por Juliana Araujo soares de lima, estudante do 1º p. de secretariado da UFPE-2010)
Autor:


Artigos Relacionados


Análise Sobre O Programa Bolsa Família

Crianças Ainda Trabalham!

Os 10% Mais Ricos Gastam Dez Vezes Mais Que Os 40% Mais Pobres

A Violência Juvenil E A Sociedade.

OrÇamento DomÉstico E Sustentabilidade Financeira:

A Religião De Deus Em Parceria Com A Lbv Faz Um Convite Especial A Todas As Famílias De Araçatuba E Região.

Arranjo Produtivo Do Cravo No OrobÓ MunÍcipio