Esteróides Anabolizantes: Efeitos Nocivos Causados pelo Uso Abusivo





*KRAUS, Karine da Silva.

Resumo:

Este trabalho de cunho bibliográfico tem como objetivo abordar os fatores que levam os jovens ao consumo de esteróides anabolizantes e as possíveis consequências patológicas causadas pelo uso abusivo destas substâncias.

Palavras-chave: Anabolizantes, Jovens, Patologias.

__________________________________

* Acadêmica do 3° Semestre de Farmácia da Faculdade de Quatro Marcos-FQM.

1. Introdução:

Os esteróides anabolizantes são hormônios androgênicos, secretados em especial pelos testículos e em menor porção pelo córtex da adrenal e pelo ovário, entre eles podemos citar a testosterona que tem como função manter as características sexuais secundárias e muitas vezes no tratamento de homens com patologias afins.
Entretanto, a descoberta desses hormônios em forma sintética fez com que muitos jovens em busca de um corpo "malhado" consumissem altas doses desses hormônios. Dessa forma, o uso de esteróides anabolizantes sintéticos pode produzir efeitos colaterais indesejáveis como: diminuição da função testicular, incluindo a redução da produção de esperma, ginecomastia, disfunção hepática, alterações comportamentais e do humor.

2. Desenvolvimento:

Segundo Katzung (2005), os esteróides anabólicos obtiveram certa proeminência para uso médico no início dos anos 50, para o tratamento de pacientes com deficiência nos estrogênios naturais ou que sofriam de doenças caracterizadas por desgaste muscular. Entretanto, agora os esteróides anabólicos passaram a fazer parte integral do ambiente de alta tecnologia dos desportos competitivos, sendo utilizados por cerca de 90% dos fisiculturistas profissionais do sexo masculino e por 80% dos fisiculturistas profissionais do sexo feminino com a esperança de que possam melhorar o desempenho.
De acordo com McArdle, Katch e Katch (1998), um esteróide anabólico é um medicamento que funciona de maneira semelhante ao principal hormônio masculino testosterona. Ao unir-se com áreas receptoras especiais no músculo e em vários outros tecidos, este hormônio contribui muito para as características sexuais secundárias masculinas e para as diferenças sexuais na massa muscular e na força, que começam a se manifestar no início da puberdade.
Os esteróides anabólicos são tomados frequentemente em combinação com um programa de treinamento com resistência e uma maior ingestão de proteína. O objetivo consiste em aprimorar o desempenho nos desportos que exigem força, velocidade e potência. De fato, um levantamento recente dos membros da equipe norte-americana de levantamento de potência indicou que dois terços daqueles que responderam (taxa de resposta de 60%) haviam usado esteróides androgênico-anabólicos. Nos Estados Unidos, mais de 300.000 homens e mulheres utilizaram esteróides anabólicos durante o período de 1 ano de 1992 a 1993.As autoridades federais estimaram parcimoniosamente que o emergente negócio do tráfico ilegal de esteróides ultrapassa os 100 milhões de dólares por ano- número esse que está aumentando rapidamente.O fato de muitos atletas obterem seus esteróides no "mercado negro" gera o temor de que indivíduos desinformados possam tomar uma dose maciça e prolongada do medicamento,sem qualquer monitorização médica para as possíveis alterações prejudiciais na função fisiológica. Particularmente inquietante é o uso de esteróides entre rapazes e mocinhas jovens e seus efeitos subseqüentes, que incluem virilização extrema e cessação prematura do crescimento ósseo. Aproximadamente 1 de 15 estudantes colegiais,ou aproximadamente meio milhão de adolescentes(250.000 prestes a terminarem a escola secundária), utilizaram esteróides. Essas são as mesmas pessoas jovens com probabilidade de abusarem de uma ampla variedade de outros medicamentos (drogas), assim como de compartilharem de agulhas nesse processo. O aprimoramento do desempenho atlético foi a razão mais comum citada para o uso de esteróides entre adolescentes, porém 25% disseram que a principal razão era um aspecto mais adequado.
Segundo Powers e Howley (2000), o uso de testosterona ou de esteróides anabolizantes sintéticos pode produzir efeitos colaterais indesejáveis. As mulheres que os utilizam apresentam aumento das características sexuais masculinas secundárias (incluindo engrossamento da voz e crescimento de barba), aumento do clitóris e irregularidade menstrual. As reações adversas ao uso crônico de esteróides anabolizantes por homens incluem (a) uma diminuição da função testicular, incluindo a redução da produção de esperma (b) ginecomastia - desenvolvimento de seios, (c) disfunção hepática e (d) alterações comportamentais e do humor. Como o uso de esteróides causa efeitos prejudiciais sobre a massa da parede ventricular, lipídeos sanguíneos e tolerância a glicose, o risco de cardiopatia também é maior.

3. Considerações finais:

Contudo, fica evidente que o desconhecimento dos efeitos colaterais provocados pelo uso de anabolizantes tem acometido muitos jovens e atletas de uma forma geral, onde a busca de aceitação social é uma das vendas em seus olhos, que com seus padrões de belezas sobrepõem a saúde , propiciando assim consequências patológicas no futuro.

Bibliografia:

BISSON, Marcelo Polacow. Famácia clínica e atenção farmacêutica. ed.2003. São Paulo.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo B. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MCARDLE, William D.;KATCH,Frank I.;KATCH,Victor L.Fisiologia do exercício.4.ed.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan,1998.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 6. ed.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan,2002.
Autor:


Artigos Relacionados


Saiba Mais Sobre Os Anabolizantes

Esteróides Anabólicos: Uma Moda Nada Saudável.

Conseqüências Do Uso Contínuo De Esteroides Anabólicos Por Jovens Entre 18 E 21 Anos

Durateston, Seus Benefícios E Malefícios!

Anabolizantes

Monografia (esteróides Anabolizantes: Fisiologia E Fisiopatia)

Perder Barriga Rápida Sem Comprometer à Saúde