A infância que não quer ser lembrada



De acordo com o que fora abordado no artigo "Varizes Sociais" do livro Os Instrangeiros, de Cristovam Buarque, podemos constatar a constante preocupação do autor para com a exploração infantil. Exploração esta que pode ser derivada do trabalho e/ou da exploração sexual, à falta de oportunidade e a ausência da criança nos ambientes que são de direito da mesma, como por exemplo: educação e lazer.
O título do capítulo abordado não poderia ser de melhor auto-explicação, pois o trabalho infantil resulta em vários esforços psicológicos e físicos causando verdadeiras varizes nas pernas das crianças que, além disso, não tem uma aparência tão jovial quanto se era esperado comparando-se com crianças de mesma idade. Após esses trabalhos, muitas vezes em canaviais, a pele aparenta estar mais velha, mais desgastada, pois não há um tratamento prévio nem posterior a isso.
A indignação dá-se mais forte, pois é do entender de todos a situação abordada mais a fundo, a da exploração do trabalho infantil. Mas, como todos também percebemos, os governantes, as pessoas de poder aquisitivo maior nada fazem para mudar esse problema, continuam a aparentar que não são conscientes do que ocorre e só faz aumentar, dia após dia.
O que essas pessoas mais investem, visam e querem "salvar" são ações ou instituições que podem dar algum fim lucrativo visível e rápido, investindo milhões e milhões em algo que sabem que gerará bilhões e bilhões, esquecendo que essas crianças, devido à falsa cegueira dos governantes, também podem gerar lucros absurdos para o país. Isso não é novidade a ninguém, nem às pessoas nem aos governantes. Nós já presenciamos vários casos de empresas que estavam quase declarando falência e foram ajudados pelo governo, bancos e outros meios de lucros garantidos não ficam fora do assunto.
Com o passar do tempo elas poderiam estudar, praticar esportes, ter acesso ao sistema de saúde e se interessar, quem sabe, por uma dessas áreas, desenvolvendo um papel bastante importante para o crescimento e desenvolvimento da nação, com invenções, pesquisas e ações para avanço de todos. Tudo o que elas precisam é de oportunidade e não de mais varizes que tirarão, a cada dia, a alegria e vontade de dizer que é criança, que tem uma infância e que sentirá falta dela com o passar dos anos.

Autor: Zélia Galvão


Artigos Relacionados


Trabalho Infantil Versus Interesses Políticos

Trabalho Infantil, Sociedade E Desenvolvimento

Crianças Ainda Trabalham!

Trabalho Infantil No Brasil

A Exploração Do Trabalho Infantil No Brasil

A Globalização Da Prostituição

Criança Nossa De Cada Dia