Entrega ? Comprometimento e Iniciativa.



Hoje, ser competente, ou seja, demonstrar de forma prática que possuimos conhecimento, habilidade e atitude, ja não tem se mostrado algo acima da média, nem mesmo tem garantido destaque aos profissionais. Diante do atual mercado de trabalho, os profissionais, independente da aréa de atuação, tem sido chamados a agirem de modo mais focado ou mesmo alinhado com as necessidades do negocio. Aos profissionais se tem exigido "ENTREGA". Descubra o que é e como se tornar um profissional que apresente essa importante qualidade.

No ultimo jogo da final do campeonato paulista do ano de 2010 o jogador Paulo H Ganso, meia do Santos Futebol Clube deu a todos uma demonstração do comportamento que se tem procurado em todos os profissionais, independente de sua área de atuação. Uma vez que ser competente, ja não tem se mostrado algo acima da média nem mesmo tem garantido destaque aos profissionais. Hoje, o mercado, alem de competência deseja mais de cada um de nos. Diante do cenário atual apresentado pelo mercado de trabalho, os profissionais, independente da aréa de atuação, tem sido chamados a agirem de modo mais focado ou mesmo alinhado com as necessidades do negocio. Aos profissionais se tem exigido entrega, doação.
Veja um trecho da reportagem feita pelo site da uol esporte.

Paulo Henrique Ganso comandou o Santos na decisão do Campeonato Paulista contra o Santo André, neste domingo, no Pacaembu. O meia trabalhou com a posse de bola em boa parte do segundo tempo, e com moral, se negou até a ser substituído nos minutos finais.

Logo após a expulsão de Roberto Brum, o alvinegro ficou com oito homens em campo ? Léo e Marquinhos já haviam recebido o cartão vermelho -, Dorival Júnior sinalizou a entrada de Bruno Aguiar no lugar de Ganso. No entanto, o meia recusou-se a sair. Sem imposição, Dorival trocou o substituto e sacou André.

"Chamei a responsabilidade, pois senti que deveria fazer isso. Com a camisa 10 da equipe tenho que ter essa postura. Não quis sair e fui premiado com o título",...

"Conversamos e ele (Ganso) disse que estava desgastado, arrebentado. Pensei em fazer uma alteração para dar mais sustentação ao time. Foi uma iniciativa dele (a de ficar) e isso deve ser valorizado, não é menosprezo nem desrespeito. Foi uma decisão de um atleta que resolveu o jogo para nós", comentou Dorival.

No jogo decisivo, Ganso teve atuação de gala. Além de comandar o time nos 45 minutos finais, o meia deu um passe de letra para Neymar marcar o segundo gol do time. O jogador foi um dos mais festejados após o encerramento da partida. Antes de pensar em sacar o meia, Dorival já havia tirado Robinho e Neymar de campo.

(Fonte:http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/paulista/ultimasnoticias/2010/05/02/ganso-se-recusa-a-sair-nos-minutos-finais-e-resolve-o-jogo-para-o-santos.jhtm. acessado em 07.06.2010).

Para alguns, a atitude deste jogar pode ate parecer imprudente e contrária a direção do time, mas para o técnico e principalmente para o restante dos integrantes do grupo esta foi encarada como a atitude que se esperava de alguem que estava inteiramente comprometido com a obtenção da vitoria e da conquista do titulo. Embora estivesse cansado e considerando que, como a seus demais companheiros, a ele também estivesse sendo consedida a oportunidade de descançar, depois de ter dado tudo de si em prol do conquista do titulo, ele preferiu permanecer e entregar um pouco mais de si mesmo para que juntamento com os que ficaram pudessem conduzir o time a vitoria.
Perceba que em reconhecimento a tal comportamento o técnico disse: "Foi uma iniciativa dele (a de ficar) e isso deve ser valorizado, não é menosprezo nem desrespeito."

O conceito de entrega diz:

"Se tenho dois funcionários em minha equipe que desempenham as mesmas funções, que são remunerados e avaliados por parâmetros idênticos, mas um deles quando lhe é pedido que resolva um problema, traz a solução com muita eficiência e eficácia, devo admitir que, para minha equipe, este último é mais valioso."

"Ao olharmos as pessoas por sua capacidade de entrega, temos uma perspectiva mais adequada (porque mais individualizada), para orientar o desenvolvimento delas e para estabelecer recompensas."

(Texto Extraído do Livro: Em Busca da Eficácia em Treinamento ? Norma ABNT NBR ISSO 10015:2001 ? Gestão da Qualidade Diretriz para Treinamento ? Jorge de Paiva Campos e Sebastião Guimarães ? 2008).

Perceba que o conceito de entrega apresentado acima identifica de forma clara aqueles que por seu comprometimento e iniciativa se doam na intenção de alcançar um determinado objetivo, alvo ou mesmo uma meta. De igual modo, uma vez identificado com maior clareza, este individuo poderá de forma mais adequada ser recompensado por sua entrega uma vez que onde quer que este esteja inserido, será avaliado como sendo de grande valor.

Ainda usando o exemplo acima podemos dizer que a fim de se obter essa importante qualidade todo profissional deve buscar desenvolver duas competências de igual importância: o comprometimento e a iniciativa, uma vez que a entrega é o resultado direto da soma destas competências (comprometimento + iniciativa = entrega).

Comprometimento e Iniciativa

Ø Comprometer
Tornar responsável, empenhar, responsabilizar-se.
A definição do conceito de comprometimento salienta de modo muito evidente a necessidade de que o individuo a fim de agir de modo a demonstrar entrega, tome a responsabilidade de executar determinada tarefa ao conduzir a equipe a obtenção de determinada meta ou objetivo. Agora note a declaração dada pelo meia do time do Santos Futebol Clube após a conquista do titulo do campeonato paulista de 2010:

"Chamei a responsabilidade, pois senti que deveria fazer isso. Com a camisa 10 da equipe tenho que ter essa postura. Não quis sair e fui premiado com o título",...

O senso de responsabilidade ou noção de que a ocasião requer que alguém assuma a posição de responsável por conduzir a equipe ao alvo proposto é a primeira atitude a ser tomada por aqueles que desejam apresentar um comportamento condizente com a entrega.

Ø Iniciativa
Ação de quem propõe ou faz primeiro alguma coisa. Qualidade de quem é levado a agir espontaneamente.

Mesmo a definição mais simples sobre o conceito de iniciativa deixa claro que tal comportamento é caracterizado pela ação daquele que propõe ou é o primeiro a realizar determinada ação a fim de contribuir com a equipe na intenção de se alcançar um determinado objetivo ou meta. Da mesma forma, analise a declaração feita, agora, por Dorival Junior, técnico do time do Santos Futebol Clube.

"Conversamos e ele (Ganso) disse que estava desgastado, arrebentado. Pensei em fazer uma alteração para dar mais sustentação ao time. Foi uma iniciativa dele (a de ficar) e isso deve ser valorizado, não é menosprezo nem desrespeito. Foi uma decisão de um atleta que resolveu o jogo para nós", comentou Dorival.

Remuneração Fixa x Remuneração Variável

Quando se fala em entrega surge à necessidade de se rever a forma com a qual se tem avaliado e mesmo remunerado a entrega de cada individuo dentro de uma equipe. Uma vez que como já se sabe, remuneração fixa recompensa ou remunera unicamente às competências (conhecimento, habilidade e atitude) apresentadas pelo individuo e empregadas pelo mesmo na execução de suas tarefas. Assim, ficamos geralmente sem uma devida forma de avaliar e por conseqüência, recompensa a entrega apresentada por um determinado individuo.
A fim de solucionar essa falha administrativa sugerimos que se avalie e recompense a entrega (comprometimento e iniciativa) com base em um plano de remuneração variável que, levando em conta a avaliação focada na entrega, utilizando indicadores que possam mensurar fatores como: Conhecimento; Habilidade; Atitude; Comprometimento e Iniciativa, alinhada a descrição de seus respectivos conceitos. Divididos em níveis, a saber:

Nível ? Classificação
1 ? Básico (a);
2 ? Satisfatório (a) e
3 ? Pleno (a).

Onde, para cada um dos níveis poderá ser atribuído um percentual a ser remunerado a titulo de remuneração variável a ser previamente acordado a fim de que cada individuo seja recompensado ao final de um determinado período, projeto ou mesmo ao se alcançar uma determinada meta ou objetivo. Como por exemplo:

Nível ? Percentagem do valor acordado.
1 ? 25%;
2 ? 50% e
3 ? 100%.

Visto que uma pessoa comprometida com a obtenção das metas propostas pela organização certamente não se limitará em fazer somente aquilo que é esperado dela. Ela se envolverá (isso é iniciativa), a ponto de estar sempre pronta a oferecer um pouco mais de si mesma do que naturalmente se esperaria dela (isso é comprometimento).

Com isso temos uma forma apropriada de avaliar, remunerar e valorizar aqueles que se entregam e alem disso terá uma maneira visível de motivar aqueles que Não agem desta forma, a começarem a agir, uma vez que verão nesta forma de avaliar e remunerar, um grande meio de incentivo.

Por exemplo: Você é parte um setor de produção responsável em preparar mil peças que deverão estar prontas para que na manhã do próximo dia possam ser entregues a um cliente importante para a empresa. No fim do dia somente 80% da encomenda esta pronta. Reconhecendo o esforço e dedicação de todos durante todo o dia o encarregado fica constrangido em pedir que todos permaneçam após o horário regular para que possam terminar a encomenda. Como ocorre normalmente, a menos que sejam obrigados a permanecerem, poucos iriam se dispor a ficar e terminar, mas sem duvida nenhuma esses que ficarem devem ser reconhecidos de modo mais elevado pela empresa do que aqueles que não ficarem.
Diante deste quadro podemos afirmar que com base na entrega apresentada por cada individuo podemos não somente avaliar o quanto cada um tem se doado a fim de se obter ou alcançar a meta, mas também temos de modo mais claro e evidente indicadores que nos permitirão, uma vez avaliado, medir de forma mais justa quais serão e quem receberá as devidas recompensas pelo cumprimento dos objetivos e a obtenção da meta.

Neste ponto podemos citar a importância de se recompensar cada individuo não somente por aquilo que se espera dele (remuneração fixa), mas sobre tudo recompensar aqueles que se doam e vão alem com uma remuneração que realmente os recompense pela entrega apresentada (remuneração variável).

Assim, medir o índice de entrega de cada um dos colaboradores nos permite avaliá-los e recompensá-los de modo mais apropriado. Veja abaixo trecho de uma entrevista concedida pelo jogar de futebol Kleber antes de uma partida contra o time do São Paulo futebol Clube.

Machucado, Kleber fala em jogar no sacrifício contra São Paulo
Em recuperação de um estiramento na coxa esquerda, o atacante Kleber falou que pretende jogar no sacrifício contra o São Paulo na quarta-feira, às 21h50, no Morumbi, pelo jogo de volta das quartas de final da Taça Libertadores.
"Eu me machuquei aos 20min do primeiro tempo contra o São Paulo [no duelo de ida] e continuei. É um jogo diferente, que vale o sacrifício de todo mundo e, no que depender de mim, estarei em campo", afirmou Kleber, que fará um teste momentos antes da partida para saber se tem condições de jogo.
(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u736944.shtml - acessado em 07.06.2010).
Note que em sua declaração o atacante Kleber nos da a entender que percebe sua responsabilidade em estar disponível para jogar, embora estivesse machucado. De igual modo o mesmo destaca que mesmo estando machucado teve a iniciativa de permanecer em campo no jogo anterior oferecendo a equipe um pouco mais de si mesmo a fim de alcançarem a vitória.
Sem duvida alguma esse tipo de comportamento, "entrega", diferencia não somente o atleta (jogador de futebol), mas todos os profissionais que uma vez inseridos em um grupo de trabalho desempenham não somente suas funções esperadas, ou seja, aquelas pelas quais foi selecionado e contratado, mas vai além e dedica ao grupo mais, se envolvendo por meio da iniciativa de se comprometer, reconhecendo que ele também é responsável por contribuir, investir, entregar e integrar seu conhecimento, suas habilidades e atitude com os de mais a fim de alcançarem, juntos a meta. Isso confere ao mesmo, valor, que uma vez aplicado em suas tarefas agregará a organização um reflexo positivo deste mesmo valor, que por sua vez será certamente percebido pelo cliente final, da mesma forma que uma torcida percebe quando um atleta se doa a equipe na busca por um objetivo partilhado não só por ele, mas pela equipe e principalmente pela torcida.
Zona de Conforto
Certamente você conhece alguém que já esteve nesta situação ou ate mesmo você mesmo já tenha passado por um período em que se conformou em estar estavelmente seguro em sua zona de conforto. Onde da melhor forma possível, procurava desempenhar as tarefas para as quais foi contrato e assim se satisfazia na certeza de estar também satisfazendo os interesses da organização. É desta forma que muitos profissionais pensavam e agiam, mas percebemos hoje que permanecer na zona de conforto já não tem nos oferecido tanta estabilidade e nem mesmo valorização ou reconhecimento. Hoje, o mercado de trabalho tem requerido que cada uma de nos não mais nos conformemos em estarmos satisfeitos meramente em oferecer a organização aquilo pelo qual fomos selecionados. Precisamos dar um passo à frente em direção a nos aventurarmos na zona de conflito, onde, embora encontremos maior concorrência e mesmo um nível mais elevado de competitividade seremos, por outro lado recompensados, primeiro porque seremos quase que levados a nos aperfeiçoar mais, por conseqüência nos qualificando mais, isso exigirá de nossa parte, comprometimento e mesmo iniciativa para irmos de encontro com os desafios que serão colocados diante de nos. Mas, certamente, por força do próprio ambiente, estaremos mais bem preparados e como resultados desse melhor preparo terão mais a oferecer e entregar para cada um de nossos novos desafios, proporcionando, certamente, sermos avaliados com maior justiça, sendo também melhor reconhecidos, valorizados e remunerados.
Infelizmente ainda hoje encontramos muita dificuldade em se avaliar e remunerar tal comportamento, mas cremos que agir desta forma ainda que não valorizado por aqueles por quem nos dedicamos, certamente seremos reconhecidos, avaliados e devidamente recompensados por aqueles que buscam profissionais que não somente fazer o que se espera, mas vão além.

Um grande abraço e fique com Deus!

Vitor O Ribeiro ? Graduando em Gestão de Recursos Humanos pela FIB (Facauldades Integradas de Bauru), com formação Técnica em Contabilidade pelo IESB ? PREVE (Instituto de Ensino Superior de Bauru) ? Na área de RH desde o ano de 2006. Hoje atua como Analista de RH em empresa de Assessoria Empresarial, já tendo trabalhado em pequenas, médias e grandes empresas. Alem de desenvolver e ministrar curos e palestras motivacionais com foco nas areas de Atendimento a Clientes, Vendas, Liderança, Gestão de Equipes, Bem Estar Físico e Espiritual, Qualidade de Vida e Rotinas e Calculos Trabalhista.
Contato: http://vitororibeiro.blogspot.com/; [email protected]

Autor: Vitor O Ribeiro


Artigos Relacionados


Quantos Neymares Existem Na Sua Empresa ?

Santos 3 X 4 Palmeiras - Sera Mesmo Que O Futebol é Uma Caixinha De Surpresas?

Torcendo Por Você! Uma Analogia Sobre Futebol E Liderança

Torcendo Por Você! Uma Analogia Sobre Futebol E Liderança

A 36ª Rodada Do Brasileirão 2012

Futebol Do Abc Na Elite Do Paulistão 2011

Divisão Do Trabalho E Especialização