Excluídos da Própria Nação




Quando se fala em exclusão social, esta se tratando de um problema que infelizmente é realidade no Brasil. O tratamento da sociedade para com os mais pobres é fruto do preconceito com aqueles não obtentores de recursos para viverem dignamente. A situação que encontramos em nosso país, onde os pobres são tratados como estrangeiros, por não se adequarem aos altos padrões sociais, é de fato, uma conseqüência da falta de consciência dos mais bem posicionados na sociedade, onde a situação precária daqueles que são vizinhos das grandes torres luxuosas das grandes cidades, pouco importa.
A desigualdade social mostra suas faces, quando prestamos atenção nas cidades brasileiras, um exemplo são as pessoas muito bem sucedidas socialmente e financeiramente, terem como seus vizinhos os pobres, que para grande maioria dessa classe são diferentes, e são tratados como excluídos, estrangeiros da própria nação, pessoas de outro país sem direito a melhores condições de vida. Para melhorar este quadro social a educação é a melhor saída, pois é a partir dela que se pode mudar a consciência das futuras gerações e capacitar aqueles que necessitam de conhecimento para crescerem no meio social que estão inseridos.
Portanto é necessário que se reconheça a necessidade de uma melhor educação para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, para que aqueles vistos como estrangeiros da própria nação, possam ser inseridos na sociedade e viverem dignamente com os direitos que todo cidadão possui.
Por: Michel Garcia
Bibliografia:
Buarque, Cristovam. Os Instrangeiros ? A aventura da opinião na fronteira dos séculos. (2ª edição).


Autor: Michel Garcia


Artigos Relacionados


Desigualdade No Brasil

Ex Brasil, Ex Brasileiros

O Pensamento Social Brasileiro Diante Da Desigualdade Social

Análise Da Realidade Da Globalização Sociocultural

Descaso Com Os Pobres

Presente De Natal - Os Instrangeiros - Cristovam Buarque

Injustiça Social