ADMINISTRAR A EDUCAÇÃO: DESAFIOS DE UM PROCESSO SOCIAL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA SERRA
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO PÚBLICA
MARTHA CHRISTINA PEREIRA SALVADOR
ADMINISTRAR A EDUCAÇÃO: DESAFIOS DE UM PROCESSO SOCIAL
Alegre
2009
MARTHA CHRISTINA PEREIRA SALVADOR
ADMINISTRAR A EDUCAÇÃO: DESAFIOS DE UM PROCESSO SOCIAL
Monografia apresentada à FASE- Faculdade de Educação da Serra, como requisito para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Administração Pública Municipal e Gestão Pública, orientada pelo Professor Msc Carlos Magno Ramos Oliveira.
Alegre
2009
MARTHA CHRISTINA PEREIRA SALVADOR
ADMINISTRAR A EDUCAÇÃO: DESAFIOS DE UM PROCESSO SOCIAL
Aprovado em de de 2009
_______________________________
Prof. Msc Carlos Magno Ramos Oliveira
Faculdade de Educação Superior da Serra
Alegre
2009
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por ter iluminado meus caminhos e ter me guiado para cumprir mais essa etapa de minha vida; aos familiares, aos colegas do Curso, e, sobretudo, aos professores pelo carinho e pelas orientações seguras.
Dedico este estudo aos que não se abatem e diante das dificuldades comuns, levantam a cabeça e com força de vontade, estudo e coerência, rumam em direção ao sucesso.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
(Nelson Mandela)
RESUMO
Esta monografia tem por objetivo apresentar o caráter comparativo entre administração de empresas e a administração escolar, investigando as diversas opiniões existentes de autores sobre o tema, assim como explanar sobre Gestão Democrática da Educação desde os anos 70 até os dias de hoje, observando a evolução histórica e passando pelas décadas seguintes. Inicialmente serão abordados os métodos aplicados com vista à obtenção das informações imprescindíveis à realização deste estudo. Na seqüência o estudo discorrerá sobre a gestão empresarial e educacional, seguida de um histórico da Gestão Democrática e ainda conceitos de relevância de vários autores de ilibado conhecimento sobre assunto proposto. é de se considerar que o gestor escolar deve agir como verdadeiro líder, analisando o progresso de todos que fazem parte de seu grupo de trabalho. Ele deve se conscientizar de que sua equipe não se restringe a alunos, professores e demais funcionários internos da instituição. A equipe escolar é formada também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade, que precisa ser mobilizada para que possam, numa saudável união, promover o principal objetivo de toda equipe escolar, que é a aprendizagem dos alunos. Um gestor verdadeiramente líder é capaz de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe e num incentivo, fazer com que o grupo que o assessora sinta capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos que a instituição de ensino seja capaz de elaborar. Procura-se ressaltar ainda o ato de administrar a escola, como um fato social, uma vez que compreende lidar com pessoas, a maioria das quais de baixo poder aquisitivo e cabe à escola combater os disparates sociais entre alunos. Finalizando, as considerações sobre a pesquisa e os questionamentos provenientes do trabalho apresentado.
Palavras-chave: Gestão, Educação, Democracia, Estudo, Escola.
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa trata do estudo comparativo entre gestão empresarial e educacional e ainda descrever o histórico da Gestão Democrática com finalidade de compreender sua evolução, demonstrando o que ocorre na administração escolar, suas dificuldades, os limites impostos ao administrador e os desafios que estão presentes no seu cotidiano, assim como sua inquestionável função social.
Para um completo entendimento da Gestão Democrática da Educação é importante, anteriormente, fazer-se alguns conceitos sobre a relação que existe entre a Gestão Empresarial e a Gestão Educacional, que serão definidas como administração de empresas e administração escolar respectivamente.
A administração, denominada atualmente gestão escolar, tem demonstrado na prática, no decorrer de sua trajetória, uma divergência entre ela e a evolução histórica da Teoria da Administração. Não são raras as justificativas de que a gestão escolar não pode vir a se relacionar com a empresarial tendo em vista que uma trata da educação e a outra de economia, base do mundo capitalista.
Hoje se assiste a uma administração empresarial moderna, avançada, com visíveis resultados contrastando com uma administração escolar pública retida na burocracia e sem notáveis avanços. Existem recursos, tecnologia, no entanto, ainda há o apadrinhamento político que indica em muitos dos casos, gestores incapazes que funcionaram nas campanhas políticas como cabos eleitorais.
Observa-se assim: é uma constante de profissionais nas últimas décadas, estarem conscientes de algumas dificuldades da escola referente à falta de planejamento pedagógico? Tomando-se em conta que o pedagogo é um dos principais gestores de uma escola, estaria o mesmo preparado para enfrentar uma educação que deve funcionar como empresa? Como deixar de acentuar as diferenças entre escola públicas e particulares, observando as mesmas como finalidade social e lucrativa?
Conforme descreve Paro, (1999) o tema se torna relevante a partir do momento em que os interesses se voltam para ele de forma integral. Diante disso a relevância desse tema é assegurada considerando que: trata-se de a educação ser uma questão incondicionalmente social; a administração escolar, mais que qualquer outra, enfrenta dificuldades geradas pelo fato de ser uma entidade publica; trata de formar cidadãos conscientes para o exercício da cidadania.
O principal objetivo da presente monografia é o de destacar a importância da função de gerir os caminhos da educação, diante das dificuldades que se apresentam, assim como demonstrar o quando é importante como fator social.
Objetiva-se ainda, especificamente:
? Analisar a participação e maneira do gestor de acompanhar o grupo de trabalho.
? Verificar a influência do gestor escolar no resultado do trabalho docente.
? Conhecer o nível de conscientização dos docentes no que se refere a importância do trabalho do administrador da escola.
Autor: Miguel Lima
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