A escolha certa



Fazer uma escolha é avaliar opções. Normalmente, classificamos as opções, criamos um ranking e o topo é, ou deveria ser, a resposta certa.
É da natureza humana escolher o que é melhor para si. Isso pode não ser a escolha certa. Temos que tomar cuidado com isso.
Se pensarmos em Adam Smith, em seu livro "A Riqueza das Nações", ele enfatiza que quando uma pessoa busca o melhor para si, toda a sociedade é beneficiada. John Nash revolucionou dizendo que o melhor para o grupo acontece quando o indivíduo faz o melhor para si e para o grupo. Onde quero chegar com tudo isso?
Terça-feira, 8 de Junho de 2010. Por volta das 23h30min, ligo a televisão para assistir o programa "Aprendiz - Universitário" da rede Record. É o episódio final. Equipe Up x Equipe Avante. Samara x Solano. Dois jovens promissores para o mercado de trabalho.
Contexto: a prova final foi, em resumo, a realização de um evento ? Rally Universitário, para promover uma grande marca de montadora de carros. Samara e Solano eram adversários, cada um sendo o líder de sua equipe, que era composta também pelos participantes do programa que haviam sido demitidos em episódios anteriores, sendo 7 para cada lado.
A equipe da Samara, a equipe Up, ganhou de "lavada". O trunfo, muito provavelmente (eu digo "muito provavelmente" pois a edição é muito curta para tirarmos conclusões mais refinadas) foi o valor arrecadado com os patrocinadores. Muito mais dinheiro que a outra equipe. Com esses valores, a divulgação e a atração puderam (e foram) muito melhor elaboradas. Esse valor alto de patrocínio foi conseguido por Gabriela e fez toda a diferença.
Cheguei onde queria chegar.
Alguém poderia dizer: "Então graças à Gabriela, que conseguiu um alto patrocínio, a equipe Up venceu a prova...".
Evidentemente, todos ajudaram. Mas, não podemos tirar o mérito da líder, e vencedora do programa, de ter escolhido a pessoa certa para exercer a função certa. Samara escolheu Gabriela, que se mostrou ao longo do programa que tinha aptidão e FELICIDADE (vontade, motivação) em fazer isso. Ela escolheu o que era melhor para si, e para o grupo.
Foi a escolha certa. Fez a diferença.

Autor: Rodrigo Rossi


Artigos Relacionados


Liderança Eficaz

O Líder Em Seis Ds

Como Formar Uma Equipe De Sucesso?

O Líder Em Seis Ds

Supervisor: Ame Sua Equipe!

De Vendedor A Líder De Equipe

Palestras E Treinamentos MotivaÇÃo E Trabalho Em Equipe - In Company