O que é Metodologia da Língua Espanhola?



O que é Metodologia da Língua Espanhola?

Segundo o dicionário Aurélio, metodologia é "o estudo de dois métodos e, principalmente de dois métodos de alguma ciência."
Neste contexto, o ambiente de aprendizagem construído para realizar uma determinada disciplina, pretende que o aluno desenvolva habilidades de forma cooperativa, autônoma e crítica. Para tanto, o ambiente oferece diferentes contextos de aprendizagem: exercícios, situações-problema, desafios, leituras, discussões de textos, palestras, pesquisas bibliográficas, etc
Estamos confiantes de que o ensino do espanhol como língua estrangeira é extremamente importante, pois "aprender outra língua é ter contato com a cultura e civilização dos povos onde esse idioma é falado? (Artigo UCS).
Assim, o método utilizado para a aprendizagem desta nova linguagem também deve ser aplicado de forma bastante peculiar. O fracasso do ensino de língua estrangeira é visto não apenas na rede pública como na rede particular de ensino. É preciso analisar melhor a forma como ensinamos e para quê se está ensinando outro idioma. O professor deve estar atento e ser muito transparente em suas metas educacionais, buscando utilizar-se de estratégias que mantenham em evidência a formação continuada do aluno.
Para se conseguir uma aprendizagem eficiente da língua espanhola, é preciso que o educador desenvolva no educando alguns pontos cruciais. A seguir:

? Desenvolver a capacidade de escrita, fazer o aluno ler e entender o que está lendo. Paralelamente, ele desenvolve a compreensão da escrita e ajuda a compreender a linguagem falada;

? Estimular habilidades de comunicação através do ensino da gramática, do sistema de lingüístico espanhol;

? Desenvolver o aluno como pessoa e membro da sociedade através de conteúdos sócio-culturais. O aprendiz deve ter a consciência de que faz parte de uma comunidade e que suas atitudes têm conseqüências;

? Ampliar o vocabulário por meio de pesquisas, textos, traduções, leituras, etc.

É preciso ter em mente que o ensino é um processo de interação, através do qual o conhecimento é construído, bem como se abre caminhos para a importância da comunicação, especialmente em uma língua estrangeira.
Os processos cognitivos típicos da aprendizagem de uma língua, pode e deve servir como suporte para um melhor desempenho em outras áreas do conhecimento, já que a aprendizagem de uma segunda língua, neste caso, a aprendizagem do espanhol, propicia ao educando uma reflexão crítica em relação à ela, e, desta maneira, leva o indivíduo a repensar a língua materna, a própria cultura.
Cabe ao educador sensibilizar os alunos, buscando ressaltar a importância da linguagem em questão como formação do individuo, mostrando-lhes a dimensão educativa que uma língua pode oferecer, através do poder da comunicação, da descoberta e da valorização do outro nas relações sociais e, principalmente, da aquisição da consciência crítica inerente ao desenvolvimento do conhecimento humano.


Autor: Marília Dias


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