A CONTABILIDADE ESTÁ DE LUTO
O legado deixado é vasto e a herança para os futuros Contadores não pode ser desperdiçada ou ignorada.
Dentre tudo que fez, escreveu e difundiu, para muitos fica a inquietação de um Profissional, fica a lição de que não se pode aceitar tudo calado, não se pode ver as coisas acontecerem de forma errada e ficar indiferente, não se pode, tendo a chance de fazer algo para mudar.
Mudanças que o tornaram árduo crítico das (segundo palavras do próprio Professor) "ditas Normas Internacionais de Contabilidade.
Não se quer aqui defender ou iniciar nova discussão acerca das Normas, somente pretende-se abrir a mente com os olhos de quem enxergou na Contabilidade uma Ciência.
É preciso estar atento aos caminhos que a Contabilidade tem tomado, qual o rumo desta Ciência Contábil (pois sempre será uma Ciência antes de ser usada como ferramenta ou arma de manipulação e especulação).
Necessário sim é lutar com ética e princípios, aplicando os Princípios, não somente discurssando sobre eles.
Para quem tiver a oportunidade, acesse sua página http://www.lopesdesa.com.br/ e compreenda o muito que o Professor Antônio Lopes de Sá fez, apenas introduzido neste texto que não chega nem perto (passa longe) da grandeza e da postura profissional aludida, transcrita e aplicada por ele.
A Contabilidade está de luto.
Autor: Johney Laudelino Da Silva
Artigos Relacionados
Auditores Independentes
Ética Na ProfissÃo ContÁbil
Contabilidade Aplicada: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Industrial
Artigo: A Responsabilidade Social Do Contabilista Como Instrumento Primordial Para Um Novo Perfil Profissional No Século Xxi
A ImportÂncia Das Normas E TÉcnicas Na Nova SistemÁtica...
As Diferenças Entre As Normas Contábeis E Fiscais Decorrentes Da Introdução Das Normas Internacionais De Contabilidade (normas Do Comitê De Pronunciamentos Contábeis – Cpc) Aplicáveis Ao Ativo Imobilizado, Intangível E Investimentos
A Contabilidade Atual