Globalização e o Turismo Sexual
*Sandra Inácia da Silva
Todos os dias, milhares de mulheres brasileiras entregam seus corpos em troca de míseros reais para poderem se sustentar. Por causa da integração mundial, várias dessas mulheres precisam se submeter a certas atitudes (se prostituírem) para poderem se sustentar, e muitas delas são até mães de famílias.
Essa integração mundial a qual me refiro é a globalização, que traz com ela o turismo sexual que a cada dia, invade cada vez mais o nosso país, e vem sendo banalizado, pois, os nossos governantes se preocupam mais com a economia, voltada para o capital estrangeiro, em detrimento de não investir efetivamente em políticas voltadas para o combate à exploração do turismo sexual, e as maiores vítimas desse processo são crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo.
A globalização ao mesmo tempo em que aproxima os países para uma interação comercial ela mascara diversas realidades. O turismo sexual diante da globalização, também se adaptou a essa realidade com novas estratégias e mecanismos de querer se perpetuar nessa prática, atendendo as novas exigências do mercado como: as meninas trocam os seus nomes de origem, por um nome fictício e sofisticado, atendimento personalizado, atendimento domiciliar e até universitárias que são pagas para atender do convencional até eventos de luxo.
Com tudo isso, cabe aos três poderes (união, estado e município) implementarem uma política voltada para o combate ao turismo sexual tanto para crianças e adolescentes, embasados no Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto na lei civil e também para que haja, uma maior fiscalização e punição, tanto para a clientela nacional como para os estrangeiros que são os maiores responsáveis por essa realidade. Esses seriam alguns mecanismos de combate a extinção ou diminuição à exploração sexual.
____________________________________________________
*Estudante de Secretariado - Universidade Federal de Pernambuco
Cursando a disciplina Leitura e Produção de Texto
Professor: Clebson Jambo
Autor:
Artigos Relacionados
A Globalização Da Prostituição
Abuso Sexual DomÉstico Contra CrianÇa E Adolescente
As Tecnologias Cooperam Para A Exploração Infantil
As Políticas Públicas Voltadas Para O Combate Do Abuso Sexual De Menores No Município De Parnaíba-pi: Uma Análise Quanto A Eficiência E Resultados
Crianças E Adolescentes Vitimas Da Violência Sexual Intrafamiliar:
ExploraÇÃo Sexual Infantil
Possibilidades E Limites Na Atuação Do Asssitente Social No Creas De Dom Expedito Lopes Frente à Violência Sexual Contra Crianças E Adolescentes