VANGUARDAS EUROPÉIAS NA LITERATURA



     HISTÓRICO:

 

     Para sabermos o que é vanguarda, precisamos saber que retaguarda são os  diversos movimentos que atuam no momento. Dizemos que Castro Alves estava na retaguarda porque escrevia no Romantismo que estava em voga na época.

     Vanguarda são os movimentos que estão à frente do período literário vigente. Assim o

Futurismo é um movimento de vanguarda porque está sempre à frente.

 

     A palavra vanguarda deriva da correspondente francesa avant-garde  que significa grupos ou correntes que apresentam propostas ou práticas novas.

 

     A palavra vanguarda está associada ao campo das artes, a uma ou mais tendências que, num determinado período histórico, rompem o estilo  vigente  da  época.  As pessoas rompem com o período atual, como se elas estivessem a frente do  seu tempo, captando idéias do futuro. Geralmente são incompreendidas e sua  arte  provoca escândalo  e  choca  os padrões do momento.

 

     Grandes inovações apareceram no final do séc. XIX e começo do séc. XX,  tais  como: telégrafo, automóvel, televisão, lâmpada, avião, cinema, telefone, rádio e  outros -  modificando completamente o modo de viver das pessoas. Esse novo modo  de vida ficou conhecido como a Belle époque. O essencial era viver com conforto. Os ricos iam na frente e os operários seguiam-nos um pouco atrás.

 

     Surge o capitalismo imperialista e as primeiras potências mundiais: Inglaterra, França e Alemanha. Houve muitos choques entre os proprietários e a burguesia. Os choques foram tantos que acabou gerando a I guerra mundial na Europa que durou de 1914 a 1918. Este grande conflito abriu o olho de muitos países que passou a questionar os valores políticos.

 

     A classe operária assume o poder pela primeira vez.  Acontece  a  revolução Russa em 1917. As idéias de Marx e Engels passaram a ser  praticadas,  provocando pavor na classe dominante.

 

     Terminada a I guerra, houve uma decadência européia e os EUA, aparecem como uma potência emergente.

 

     MOVIMENTOS DE VANGUARDA:

 

     Com esta série de problemas surgem novos pensamentos, novos movimentos artísticos e literários. Tudo isto veio culminar no que nós chamamos de vanguarda.

    Estes movimentos trazem uma inquietação nas primeiras décadas do século, são altamente radicais, agressivos, questionadores, rompem com o  academismo, criam uma arte deturpada. Eles divulgam suas idéias através de manifestos, editoriais,  prefácios, muros, jornais e revistas literárias. São poucos os que possuem valor literário,  servindo apenas como fonte histórica.

 

     Estes movimentos hoje já pertencem ao passado, não tiveram  uma  vida  muito  longa, mas trouxeram um legado literário. Eles estabeleceram uma  atitude  crítica  permanente e que servem de modelo para movimentos futuros.

 

     Notamos nesses movimentos as seguintes características: propunham o antipassadismo cultural e, principalmente, o da arte; integração entre as diferentes manifestações artísticas como pintura, escultura, literatura, música, caricatura e arquitetura; deformação da realidade, imagens deturpadas; literatura visual, mas não abandonando totalmente as letras.

 

     FUTURISMO:

 

     O Futurismo foi um movimento lançado em 1909 em Paris no manifesto  assinado pelo escritor italiano Filipo Tommaso Marinetti. Foram 30 manifestos  lançados  no jornal  francês Le Figaro com o nome de Manifesto Futurista. Ele tinha  um  caráter violento e radical e chocou os meios culturais europeus. Propunha a destruição  do  passado e a exaltação do futuro, da técnica, da raça, da velocidade. Neste  ponto  glorificavam o ritmo da vida moderna, da era das máquinas, da velocidade, da eletricidade,  do automóvel, do avião.

 

     Na escultura e na pintura os futuristas buscaram representar o movimento  dos  objetos e seres no espaço.

 

     Na literatura o efeito se dá através de uma técnica conhecida entre os  futuristas como: palavras em liberdade. Com isto eles destruíram a sintaxe,  acabavam  com os adjetivos,  aumentavam os substantivos.

 

     Entre as características do futurismo temos: pregam a velocidade, a  era da máquina, a destruição da sintaxe, a imaginação sem fio, palavras soltas, sem  conexão, vida moderna, valorização do anti-racionalismo e outras.

 

                                            ODE TRIUNFAL

                                                    Álvaro de Campos

 

                        À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica

                        tenho febre e escrevo

                        escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,

                        para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.

 

                        Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r eterno!

                        Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!

                        Em fúria fora e dentro de mim,

                        por todos os meus nervos dissecados fora,

                        por todas as pupilas fora de tudo com que eu sinto!

 

                        Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,

                        de vos ouvir demasiadamente de perto,

                        e arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso

                        de expressão de todas as minhas sensações,

                        com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas.

 

      EXPRESSIONISMO:

 

     O movimento expressionista surgiu em 1910 na Alemanha e trouxe  uma  grande herança da arte no final do séc. XIX. Sua grande aplicação, no entanto, só ocorreu  no  começo do século XX.

 

     O expressionismo está mais ligado à pintura e teve sua  base  com  o  norueguês  Edvar Much com o quadro: O grito. Na Alemanha o estilo foi abafado por ser considerado subversivo para os jovens, pois seu objetivo era expressar as emoções  do  mundo interior  do ser humano, usando uma distorção violenta, cores fortes e traços exagerados. O expressionismo expressa o mundo interior do poeta, por isso as imagens saem distorcidas.

 

     Eles também procuram mostrar o sofrimento humano, seus problemas, sua angústia. A caricatura procura mostrar a fealdade humana.

 

     O Expressionismo vai até 1933 quando começa o seu declínio.

     As inovações expressionistas em destaque são: a composição abstrata pode  ser tão eficiente quando as composições facilmente identificáveis; o poder expressivo das  cores, formas,  pinceladas,  escala, textura e  tamanho reveste a criação, levando o artista  a desprender-se do tema e revelar a sua visão dele.

 

     Entre suas características destacamos: linguagem fragmentada, frases nominais; liberdade de forma; combate à fome, à inércia, a dar valor ao mundo burguês;  distância  do tema para expressar as emoções pessoais a respeito; linguagem metafórica  e  deturpada.; desconexão de idéias; imagem distorcida do interior do Eu.

 

 

NOTURNO                                                                   

    João Cabral de M.Neto

 

O mar sopra sinos                                     

os sinos secavam as flores                           

as flores eram cabeças de santos.

Minha memória cheia de palavras            

meus pensamentos procurando fantasmas         

encontrar em meus pesadelos atrasados de muitas noites.      

De madrugada, meus pensamentos soltos

voaram como telegramas                                   

E as janelas acesas toda a noite

o retrato da morte                                              

fez esforços desesperados para fugir.

                                                                           

     DADAÍSMO:

 

     O movimento Dadaísta surgiu em plena I guerra mundial. Um grupo de refugiados em Zurique na Suíça inicia o mais complicado movimento de vanguarda  que  conhecemos  o Dadaísmo.

 

     Como vivia-se um clima de instabilidade e revolta, o movimento Dadá  viria  responder tudo aquilo com gozação, gargalhadas, deboche, ilogismo,  irreverência  e  agressividade àquela civilização animalizada e decadente que se envolvera com a guerra. Se o mundo estava um verdadeiro caos, como é que iria ter uma arte bonitinha, bem  trabalhada, bem elaborada? Para quê? Ser destruída com bombas e canhões? Uma arte é infinita e eterna, mas se tudo estava bagunçado e se acabando... Era inútil fazer arte, por  isso os dadaístas fizeram uma arte anarquista, recitando poesia, música e danças incompreensíveis na época pela platéia.

 

     Negando o passado, o presente e o futuro, o Dadaísmo é a total falta de  perspectiva diante da guerra, daí ser contra as teorias, as ordenações lógicas, pouco  importando  com o público leitor.

 

     E a palavra Dadaísmo de onde surgiu? Surgiu ao acaso. Eles abriram o dicionário ao acaso e deram com esta palavra. Tristan Tzara explica como encontrou o vocábulo:

     Encontrei o nome casualmente ao meter uma espátula num tomo fechado do Petit  Larousse e lendo logo ao abrir o livro, a primeira linha que me saltou à vista: DADA. Em francês Dada é diminutivo infantil de cavalo (cheval).

 

     Tristan Tzara (1887-1963) poeta romeno foi o idealizador do Dadaísmo o qual propunha o fim de qualquer consumo estético em relação à arte por meio do uso da ironia, da invenção e da anarquia.

 

     Marcel Duchamp (1887-1968) prendeu uma roda de bicicleta em uma banqueta e criou o ready-made roda de bicicleta, um dos símbolos do movimento dadaísta nas artes plásticas. Essa antiarte é a mesma representada pelo ready-made do pente e sua intenção é criticar o mercantilismo na arte.

 

     O Dadaísmo, apesar de ser contra a arte, acabou se tornando num dos grandes movimentos da arte do séc. XX, dando origem, inclusivo ao Surrealismo mais tarde.

     Entre as principais características desta literatura temos: movimento antiarte, anarquia, escrita automática (o que se pensa escreve), associação de idéias, invenção de palavras.

 

         PARA FAZER UM POEMA

                      Tristan Tzara

 

Pegue um jornal.

Pegue a tesoura.

Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar ao seu poema.

Recorte o artigo.

Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse atrito

               e meta-as num saco.

Agite suavemente.

Tire em seguida cada pedaço um após o outro.

Copie conscienciosamente na ordem que

elas são tiradas do saco.

O poema se parecerá com você.

E ei-lo escritor infinitamente e de uma sensibilidade graciosa,

ainda que incompreendido do público.

 

      SURREALISMO:

 

     O último movimento das vanguardas foi o Surrealismo lançado  por  André Breton em 1924.

 

     Foi um movimento iniciado no período entre guerras, criado sobre as cinzas da primeira guerra e sobre a experiência  acumulada  de todos os outros  movimentos. Suas origens estão mais próximas do Expressionismo, pois busca o homem  primitivo, da libertação, do inconsciente, da valorização do sonho. Temos um Salvador Dali como o mais extraordinário surrealista. Ele sofreu as influências de Freud em suas obras.

 

     André Breton divulga seu Manifesto do Surrealismo - automatismo psíquico pelo qual alguém se propõe a exprimir, seja verbalmente, seja por escrito,  seja  por  qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento. Muitos pintores aderiram a estas propostas, pois estavam ligadas ao subconsciente e à psicanálise.

 

     O automatismo artístico propõe extravasar  a criação do  subconsciente, sem interferência da razão ou do pensamento. É a expressão  total  do  mundo  interior ( sonhos, alucinações, imaginação).

 

     Para alcançar seus objetivos os surrealistas acreditavam ser necessária a mudança total da sociedade capitalista, acabando com a estrutura de classes sociais. Alguns de seus membros, inclusive, passaram a ter ligações com o comunismo, o que dividiu o grupo.

     As últimas exposições Surrealistas aconteceram em Paris na década de 50.

 

     Entre as suas características temos: automatismo psíquico; sem ordem  lógica; improvisação; imagens deturpadas; inconsciente, intuição; sonhos, alucinações, imaginação; devaneio, impacto do inusitado.

 

          OS ANJOS MORTOS

              Leônidas Porto Sobrinho

 

Buscai-os, buscai-os

na insônia dos encantamentos esquecidos,

nos regueiros interrompidos pelo silêncio do lixo.

Não longe dos charcos incapazes de guardar

uma nuvem,

uns olhos perdidos,

um anel rompido

ou uma estrela pisoteada.

Porque eu os vi:

nesses escombros momentâneos que aparecem nas neblinas.

Porque eu os toquei:

no desterro de um tijolo defunto,

vindo ao nada desde uma torre ou um carro.

Nunca mais além das chaminés que se derrubam

nem dessas folhas tenazes que se gravam nos sapatos.

Em tudo isto.

Mas nestes estilhaços vagabundos que se consomem sem fogo,

nessas ausências fundidas que sofrem os móveis desvencilhados,

não a muita distância dos nomes e signos que se deixam esfriar nas paredes.

Buscai-os, buscai-os:

debaixo da gota de cera que sepulta a palavra de um livro

ou a assinatura de um desses cantos de cartas que o pó traz rodando.

Perto do casco perdido de uma garrafa,

de uma sola extraviada na neve,

de uma navalha abandonada na borda de um precipício.

 

 

CUBISMO:

 

     O Cubismo desenvolveu-se a partir das experiências  desenvolvidas  na  pintura por Pablo Picasso e de Georges Braque que valorizavam as formas geométricas ( Cones, esferas, quadrados, triângulos, cilindros, etc.) ao revelar um objeto em seus  múltiplos  ângulos. A proposta cubista centrava-se na liberdade que o artista deveria ter para decompor e recompor a realidade a partir de elementos geométricos.

 

     O Cubismo nega a  objetividade  e  a  linearidade da arte realista e renascentista. Para o pintor cubista, o espectador é que deve recompor os planos e ângulos para obter uma visão do todo, de face e de perfil.

 

     O trabalho mais importante de Picasso, foi a tela cubista Les Demoiselles dAvignon de 1907 que foi a  primeira  obra cubista que conhecemos. Nesta tela fica patente a superposição de planos com o perfil e a vista de frente. A tela mostra uma série de ângulos. Os cubistas abandonavam, portanto, a perspectiva clássica  e  buscavam a visão sucessiva de diferentes ângulos.

 

     Guilhaume Apollinaire publica os Caligramas em 1918, onde explorou as possibilidades figurativas do verso, abolindo as fronteiras que havia entre a poesia e a pintura. O texto poético ganha especial dimensão gráfica no espaço em branco. O poema A apunhalada mostra bem esta característica.

 

     Entre as principais características destacaremos:  a valorização das formas geométricas, principalmente os ângulos; interpenetração  dos  ângulos;  imagens  distorcidas; decomposição da realidade; negação da objetividade; descontinuidade cronológica.

 

   A POMBA APUNHLADA

       E O JATO DÁGUA

                 Guilhaume Apollinaire

Doces figuras apunhaladas

caros lábios em flor

Mia Mareye

Yette Lorie

Annie e você Marie

onde estão

vocês ó

meninas

Mas

junto a um

jato de água que

chora e que suplica

esta pomba se extasia

Todas as recordações de outrora?

Onde estão Raynal Billy Dalize

Os meus amigos foram para a guerra

os seus nomes se melancolizam

Como os passos numa igreja

E os seus olhares na água parada

Onde estão Crémnitz que se alistou

Morrem melancolicamente

Pode ser que já estejam mortos

Onde estão Braque e Max Jacob

Minha alma está cheia de lembranças

Derain de olhos cinzentos como a autora

O jato de água chora sobre a minha pena

Os que partiram para a guerra ao norte

se batem agora

a noite cai o sangrento mar

Jardins onde sangra abundantemente a

       loura rosa flor guerreira.


Autor: Henrique Araújo


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